A TRAJETÓRIA DE RUTH SANDOVAL MARCONDES E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1960-1980)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A TRAJETÓRIA DE RUTH SANDOVAL MARCONDES E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1960-1980)
Autores
  • Bráulio Silva Chaves
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 10 - Educação, movimentos sociais, etnias e gênero
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843326-a-trajetoria-de-ruth-sandoval-marcondes-e-a-insercao-da-educacao-em-saude-na-pesquisa-e-pos-graduacao-no-brasil-(
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
educação em saúde, profissionalização, pós-graduação.
Resumo
A comunicação busca investigar a trajetória de Ruth Sandoval Marcondes e sua mobilização em torno da inserção da educação em saúde como um campo de pesquisas, na sua profissionalização e formação acadêmica na pós-graduação. A educação em saúde, a partir da década de 1960, passa por processos de acomodação e reordenação de sujeitos, considerando que as décadas anteriores marcaram um processo de inflexão epistemológica e profissional que buscou garantir especificidade dentro de uma noção ampliada de saúde disseminada pela OMS. Para além do recrutamento de professoras primárias, prática que marcou o campo desde o início do século XX, nessa nova fase, a perspectiva de uma formação mais específica e menos generalista pode ser vista como um fato novo. Tal movimento incorpora profissionais e campos diversos e busca um aprofundamento em teorias da educação, do currículo, dos processos de ensino e aprendizagem e complexificações sobre o trânsito entre a pesquisa e o ensino. Marcondes teve atuação intensa nesses domínios e nos meandros institucionais, inclusive travando embates importantes, como demonstra a sua controversa passagem como diretora do Serviço Nacional de Educação Sanitária (SNES), em 1961, com uma tentativa de reforma que a própria nomeia como malograda. Seus escritos, alguns frutos de trabalho de campo comparativo com outros países, demonstram um ponto de convergência e empenho nas batalhas: que a educação em saúde fosse realizada por profissionais tecnicamente preparados e com legitimidade científica. Assim, partimos da premissa de que ela teria sido uma figura importante para a autonomização e validação simbólica e material do campo. Após sua passagem pelo SNES, ela foi responsável por articular o Curso de Pós-graduação de Educação em Saúde Pública, em 1967, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo. Nos anos 1970 e 1980, Marcondes publicou obras de cunho técnico e analítico, artigos, além de ter orientado diversos trabalhos de mestrado e doutorado, tornando-se também professora titular da USP. A metodologia do trabalho é constituída pela coleta de fontes públicas e digitais dos trabalhos de conclusão de cursos, artigos, trabalhos técnicos disponíveis em sítios institucionais e plataformas variadas. A partir da catalogação e análise desse material, com o uso de ferramentas da história da ciência e da sociologia das profissões, busca-se perceber como uma trajetória individual aponta também para questões macrossociais vinculadas à educação em saúde. Os resultados indicam a constituição de um grupo robusto de pesquisadoras/es formadas/os com Marcondes e que passaram atuar na saúde escolar, na gestão pública, em estruturas da saúde pública e na assistência.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHAVES, Bráulio Silva. A TRAJETÓRIA DE RUTH SANDOVAL MARCONDES E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1960-1980).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843326-A-TRAJETORIA-DE-RUTH-SANDOVAL-MARCONDES-E-A-INSERCAO-DA-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-PESQUISA-E-POS-GRADUACAO-NO-BRASIL-(. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes