A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA CREDE 1 (SEDUC/CEARÁ): REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA CREDE 1 (SEDUC/CEARÁ): REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES
Autores
  • Elaine de Sousa Teodosio
  • GÊNESSON JOHNNY LIMA SANTOS
  • JOSE ELISBERTO DE ARAUJO E SILVA
  • Suiane Costa Alves
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 2 – Diálogos entre escola e universidade na formação continuada - Refletir sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente. Coordenação: Profa. Dra. Márcia Barbosa de Sousa
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/236836-a-formacao-continuada-de-professores-da-crede-1-(seducceara)--reflexoes-sobre-os-saberes-docentes
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Educação, Formação Continuada de Professores, CREDE 1
Resumo
A formação continuada de professores tem sido tema de debates no meio acadêmico e no âmbito dos encontros de docentes promovidos pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará. As Formações Continuadas têm como objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo sobre educação integral e as competências socioemocionais, participação em eventos científicos e olimpíadas, entre outras ações, que oportunizam o sentimento de cooperação e compartilhamento entre professores e alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo abordar as formações continuadas para professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, apresentando resultados de sua aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1), localizada no Município de Maracanaú/CE. As avaliações da caminhada formativa revelam que os cursos têm estimulado o protagonismo docente, uma vez que abre espaço para a troca de experiências, expondo seu pensamento e saberes sobre os temas abordados nas formações.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TEODOSIO, Elaine de Sousa et al.. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA CREDE 1 (SEDUC/CEARÁ): REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/236836-A-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-DA-CREDE-1-(SEDUCCEARA)--REFLEXOES-SOBRE-OS-SABERES-DOCENTES. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes