EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CIDADE DE BARRA DO GARÇAS E SUAS MEMÓRIAS

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CIDADE DE BARRA DO GARÇAS E SUAS MEMÓRIAS
Autores
  • Michele Salete Reis
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174921-educacao-patrimonial--cidade-de-barra-do-garcas-e-suas-memorias
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Educação patrimonial, memória, história.
Resumo
A educação patrimonial deve fazer parte do planejamento das disciplinas desde os anos iniciais. O conhecimento dos estudantes a respeito do passado contribui para questões operacionais do pensamento, como, semelhanças e diferenças, mudanças e permanências, passado e presente, além disso, amplia a visão crítica e a necessidade da mesma no que se refere à preservação do passado como um resgate de memória de toda uma sociedade. Nesse sentido, o projeto se justifica pela necessidade de se reconhecer, no presente, lugares que guardam histórias do passado da cidade de Barra do Garças, bem como as marcas deixadas por algumas pessoas e alguns grupos sociais que foram importantes para a formação do município e o desenvolvimento da cultura local, estas marcas podem ser reconhecidas por meio de seus nomes gravados em monumentos, ruas, praças e etc. A metodologia utilizada será a exploratória com pesquisa de campo, análise de documentos e entrevistas com moradores, fazendo uma relação entre passado e presente, analisando as mudanças e permanências e a relação existente entre presente e passado com suas mudanças e permanências. Os objetivos do projeto, além de explorar historicamente a cidade de Barra do Garças como um lugar de memória, com vista na educação patrimonial, é promover um passeio pelas ruas da cidade de Barra do Garças, no qual serão arroladas fontes de estudos, por meio de registros fotográficos, filmagens e entrevistas, possibilitando um estudo do meio para que os estudantes possam conhecer a história local. A percepção do modo como o tempo histórico interfere no espaço físico nos leva a refletir a respeito da memória do local na perspectiva de uma educação patrimonial. Assim, os estudantes, perpassarão pela ideia da importância da preservação da memória local e da ideia central de patrimônio que é conhecer, preservar e difundir.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Michele Salete. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CIDADE DE BARRA DO GARÇAS E SUAS MEMÓRIAS.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174921-EDUCACAO-PATRIMONIAL--CIDADE-DE-BARRA-DO-GARCAS-E-SUAS-MEMORIAS. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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