“ABRAM ALAS PRA HISTÓRIA! DA CONCEPÇÃO DO ENREDO À SAPUCAÍ: OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE”

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
“ABRAM ALAS PRA HISTÓRIA! DA CONCEPÇÃO DO ENREDO À SAPUCAÍ: OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE”
Autores
  • Clemir Barbosa do Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174964-abram-alas-pra-historia-da-concepcao-do-enredo-a-sapucai--os-desfiles-das-escolas-de-samba-como-proposta-didati
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História. Escolas Prisionais. Patrimônio Cultural Imaterial.
Resumo
O guia prático que formulei tem como objetivo trabalhar o conceito de patrimônio e suas vertentes, em especial o imaterial e o cultural, a partir dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e também as atuais políticas de preservação dos mesmos, onde através de um projeto, os alunos montem um desfile de escola de samba, uma exposição da construção do mesmo e o livro “Abre-Alas”, que é o documento oficial contendo todas as informações a respeito dos desfiles das escolas de samba, quesito por quesito. O projeto é baseado na metodologia da pedagogia de projetos, pois o envolvimento que essa prática proporciona, desperta nos alunos o desejo pelo conhecimento e os ajuda a se perceberem como integrantes da sociedade e agentes da História. Para realizar tal projeto, o professor irá eleger um determinado conteúdo do currículo da educação básica que funcionará como o enredo do desfile a ser desenvolvido, e no qual, a partir dele poderá ser composto um samba-enredo e idealizadas as alegorias e as fantasias que culminará na montagem de um desfile de escola de samba através de maquete e todo o processo transformado numa exposição. Algumas sugestões de textos, artigos e entrevistas são sugeridos estando já disponíveis, no caso daqueles retirados da internet, os links para facilitar a sua busca. Este guia é parte da pesquisa que problematizou a prática do ensino de História nas escolas prisionais especificamente no C.E Angenor de Oliveira-Cartola, uma das escolas que compõem o Complexo Penitenciário de Gericinó, localizado em Bangu, Zona Oeste da capital.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Clemir Barbosa do. “ABRAM ALAS PRA HISTÓRIA! DA CONCEPÇÃO DO ENREDO À SAPUCAÍ: OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE”.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174964-ABRAM-ALAS-PRA-HISTORIA-DA-CONCEPCAO-DO-ENREDO-A-SAPUCAI--OS-DESFILES-DAS-ESCOLAS-DE-SAMBA-COMO-PROPOSTA-DIDATI. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes