DE DANDARA A FIRMINA: O ENSINO DE HISTORIA DO BRASIL A PARTIR DE MULHERES NEGRAS

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
DE DANDARA A FIRMINA: O ENSINO DE HISTORIA DO BRASIL A PARTIR DE MULHERES NEGRAS
Autores
  • Rayme Tiago Rodrigues Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Saberes no Espaço Escolar
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175104-de-dandara-a-firmina--o-ensino-de-historia-do-brasil-a-partir-de-mulheres-negras
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Mulheres negras; Invisibilidade; Ensino de história.
Resumo
A invisibilizacão de diversos sujeitos na educação tem fortalecido a ideia de uma cultura homogênea e de uma identidade nacional única. Desvalorizando desta feita a formação histórica multirracial e pluriétnica, característica fundamental do nosso país. Esse ensino de história mutilado fortalece o racismo, o sexismo, a homofobia e tantas outras formas de discriminação e de reducionismo da nossa cultura e identidade, negando outras formas de ser no mundo. Este trabalho objetiva a construção de uma narrativa do ensino da história do Brasil (para uma realidade específica) a luz da trajetória de cinco mulheres negras, (Dandara, Maria Firmina, Mônica, Luiza Mahin e Chica da Silva) valorizando suas visões de mundo e peculiaridades a partir da participação dos próprios discentes, e sinalizar um procedimento metodológico para tal. Desta forma acreditamos descortinar personagens e dar voz e visibilidade a sujeitos historicamente excluídos, e com isso restituir humanidades negadas. O procedimento metodológico privilegiou a pesquisa qualitativa ocorrendo por meio da observação participante, os instrumentos utilizados foram questionários, aulas oficinas e anotações diárias. Pautados em Barca (2004) na sua concepção de aulas oficinas e em André (1995) na sua etnografia da prática escolar. O produto criado foi um aplicativo com as biografias de cinco mulheres negras contendo perguntas sobre as personagens e sobre o contexto em que elas viveram proporcionando a possibilidade de ser utilizado em sala de aula e de ser replicado em outros ambientes colocando desta feita outras mulheres de outros locais no mesmo aplicativo. Apesar do trabalho ainda está sendo concluído foi possível observar o pouco acesso a trajetória de mulheres negras por parte dos alunos e uma concepção de protagonismo relegados a poucos sujeitos e ainda uma identificação e apropriação do conhecimento histórico de modo diferenciado devido a metodologia utilizada.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Rayme Tiago Rodrigues. DE DANDARA A FIRMINA: O ENSINO DE HISTORIA DO BRASIL A PARTIR DE MULHERES NEGRAS.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175104-DE-DANDARA-A-FIRMINA--O-ENSINO-DE-HISTORIA-DO-BRASIL-A-PARTIR-DE-MULHERES-NEGRAS. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

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