“MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO”: PESQUISA DE OPINIÃO, PEDAGOGIA FEMINISTA E RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
“MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO”: PESQUISA DE OPINIÃO, PEDAGOGIA FEMINISTA E RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Maria Carolina da Silva Caldeira
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/848750-mulheres-que-mudaram-o-mundo--pesquisa-de-opiniao-pedagogia-feminista-e-relacoes-de-genero-no-curriculo-de-mat
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Currículo, gênero, pedagogia feminista, pesquisa de opinião.
Resumo
“Mulheres que mudaram o mundo” foi o tema escolhido por uma turma de 1º ano do ensino fundamental para realizar uma pesquisa de opinião no âmbito do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO). Esse programa é fruto da parceria entre o Instituto Paulo Montenegro (instituição sem fins lucrativos, vinculada ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, criada em 2000 e extinta em 2016) e a ONG Ação Educativa e propõe que os/as estudantes desenvolvam uma pesquisa de opinião sobre um tema de sua escolha. Ao longo do ano de 2022, nas aulas de Matemática, as crianças e a professora dessa turma se propuseram a realizar esse trabalho para saber a opinião que estudantes do 9º ano da mesma escola tinham sobre o tema. Para desenvolver o trabalho, eles/as realizaram uma série de etapas previstas em uma pesquisa de opinião, como a escolha do tema, definição da amostra, elaboração do questionário, trabalho de campo, tabulação e análise das informações. Embora o aspecto matemático dessa prática seja extremamente importante, para este trabalho interessa-me refletir acerca da potencialidade dessa abordagem para incluir no currículo de matemática questões relativas ao gênero, de maneira a produzir uma pedagogia feminista. Parto do princípio de que o currículo é um artefato cultural permeado por relações de poder-saber e que atua na produção de posições de sujeito de determinado tipo. Especificamente no que interessa a este trabalho, entendo que o currículo está centralmente envolvido com a produção de subjetividades generificadas e que pode tanto reproduzir as hierarquias vigentes quanto problematiza-las. Essa problematização pode ser dar por meio da produção de pedagogias feministas, que visam propor uma série de estratégias para romper com a lógica machista que permeia os currículos e as práticas de sala de aula. Essa é uma abordagem particularmente importante no âmbito do ensino de matemática, já que esse campo de conhecimento foi, historicamente, vinculado ao racional, ao científico e ao masculino. Assim, este trabalho objetiva analisar como um currículo de Matemática produzido com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, ao incorporar discussões de gênero, pode incluir saberes subalternizados e construir uma pedagogia feminista que produz posições de sujeito que se agenciam na luta contra algumas práticas machistas. Argumento que a pedagogia feminista produzida nesse currículo tem como elementos centrais a escuta dos temas e dos modos de pensar trazidos pelas crianças, a articulação com diferentes artefatos culturais envolvidos também em pedagogias feministas e a problematização dos modos como os currículos escolares foram construídos historicamente. Por meio desses procedimentos, é possível engajar as crianças em lutas antimachistas e perceber o caráter construído da matemática e do currículo escolar.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. “MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO”: PESQUISA DE OPINIÃO, PEDAGOGIA FEMINISTA E RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/848750-MULHERES-QUE-MUDARAM-O-MUNDO--PESQUISA-DE-OPINIAO-PEDAGOGIA-FEMINISTA-E-RELACOES-DE-GENERO-NO-CURRICULO-DE-MAT. Acesso em: 30/04/2025

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