ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE POLÍTICA: AS AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL (2014-2019).

Publicado em 15/09/2021 - ISSN: 2595-5187

Título do Trabalho
ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE POLÍTICA: AS AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL (2014-2019).
Autores
  • Elissa Emily Andrada Marques
  • Maria Alejandra Nicolás
Modalidade
Resumos
Área temática
ST 08 - ESTADO E DEMOCRACIA: REPRESENTAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA
Data de Publicação
15/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enepcp2021/362764-estrategias-de-incidencia-em-tempos-de-crise-politica--as-acoes-das-organizacoes-de-mulheres-negras-no-brasil-(20
ISSN
2595-5187
Palavras-Chave
Incidência, Organizações da Sociedade Civil, Mulheres Negras, Políticas Públicas.
Resumo
Variáveis combinadas de raça, classe e gênero forjam o lugar da mulher negra na sociedade brasileira e determinam em alto grau as condições de vida. Nesse sentido, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) de mulheres negras se articulam em prol das suas demandas específicas, criando uma transversalidade de direitos. As instituições de participação passaram por um contexto de fortalecimento, principalmente a partir do governo Lula, onde diversos conselhos nacionais foram criados e houve um aumento significativo da quantidade de conferências nacionais. Porém, com a recente crise política vivenciada no país, a partir de 2016 essas instituições passaram por desmontes e enfraquecimento. O objetivo deste artigo é analisar os desafios para a incidência política de Organizações da Sociedade Civil de mulheres negras durante os anos de 2014 a 2019 no Brasil. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com doze entrevistadas de organizações de mulheres negras. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica qualitativa de análise de conteúdo. Apesar de os conselhos serem vistos como os principais instrumentos para incidir nas políticas públicas, passaram a não ser mais considerados mecanismos efetivos de participação e defesa dos ideais democráticos pelas OSC. As organizações que se mantiveram nesses espaços relatam não serem ouvidas, não possuírem apoio nas pautas que levantam, perseguições e mudanças nas regras das eleições dos conselhos, que impossibilitaram a entrada de OSC do movimento negro em geral. As OSC de mulheres negras, que participaram da luta pela construção dessas instituições, realizaram ações na tentativa de mantê-las, mas de maneira geral, não conseguiram segurar o retrocesso.
Título do Evento
IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, Elissa Emily Andrada; NICOLÁS, Maria Alejandra. ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE POLÍTICA: AS AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL (2014-2019)... In: Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Anais...Brasília(DF) Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enepcp2021/362764-ESTRATEGIAS-DE-INCIDENCIA-EM-TEMPOS-DE-CRISE-POLITICA--AS-ACOES-DAS-ORGANIZACOES-DE-MULHERES-NEGRAS-NO-BRASIL-(20. Acesso em: 02/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes