OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Publicado em 15/09/2021 - ISSN: 2595-5187

DOI
10.29327/143368.4-7  
Título do Trabalho
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Autores
  • Paula Gonçalves Serafini
  • Jéssica Morais De Moura
Modalidade
Resumos
Área temática
ST 11 - POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: INTERFACES PARA A GESTÃO PÚBLICA, SOCIAL E PRIVADA LOCAL
Data de Publicação
15/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enepcp2021/362840-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-(ods)-e-ensino-superior--contribuicoes-das-teses-e-dissertacoes-brasilei
ISSN
2595-5187
Palavras-Chave
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Ensino Superior; Pesquisa.
Resumo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados em 2015 e formam um pacto global adotado por 193 países que estão preocupados em fornecer novas bases para o desenvolvimento. Conhecida como Agenda 2030, a iniciativa é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até o ano de 2030 e propõe que diversos atores são protagonistas desse processo, tais como governos, empresas, instituições de ensino e sociedade civil. Tratando das instituições de ensino, diversas pesquisas vêm enfatizando a importância desse setor, destacando que o conhecimento científico é capaz de produzir inovações e direcionar para a solução de problemas globais (MENEZES e MINILLO, 2017; KÖRFGEN et al., 2018; SÁNCHEZ-CARRACEDO et al., 2020; BLASCO, BRUSCA e LABRADOR, 2021). Sob essa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo identificar as produções científicas desenvolvidas nos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior brasileiras que colaboram de alguma maneira com os ODS. Para tanto, foi realizada uma consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, tendo sido identificados 368 trabalhos produzidos que trataram diretamente dos ODS. A partir da abordagem bibliométrica, foi possível analisar evolução temporal das pesquisas, as áreas e instituições que mais se destacam, bem como os ODS que vêm sendo mais abordados nas teses e dissertações. A partir da sistematização desses trabalhos, foi possível identificar como as teses e dissertações produzidas estão contribuindo com o tema dos ODS, sendo percebido um esforço recente de alguns programas em vincularem suas pesquisas à temática da Agenda 2030. Esse processo precisa ser mais impulsionado pelas instituições, estimulando os estudantes de mestrado e doutorado a refletirem de que maneira as suas pesquisas impactam e influenciam os ODS, seja em caráter específico ou geral.
Título do Evento
IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SERAFINI, Paula Gonçalves; MOURA, Jéssica Morais De. OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS.. In: Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Anais...Brasília(DF) Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enepcp2021/362840-OBJETIVOS-DE-DESENVOLVIMENTO-SUSTENTAVEL-(ODS)-E-ENSINO-SUPERIOR--CONTRIBUICOES-DAS-TESES-E-DISSERTACOES-BRASILEI. Acesso em: 25/04/2025

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