CONVERSAÇÕES COMO METODOLOGIA PARA PENSAR A HISTÓRIA PÚBLICA E A EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DE HISTÓRIA COM O USO DO MATERIAL DIDÁTICO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0180-9

Título do Trabalho
CONVERSAÇÕES COMO METODOLOGIA PARA PENSAR A HISTÓRIA PÚBLICA E A EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DE HISTÓRIA COM O USO DO MATERIAL DIDÁTICO
Autores
  • ana carolina santos prohmann
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Usos do passado e história pública
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epeth2023/662445-conversacoes-como-metodologia-para-pensar-a-historia-publica-e-a-experiencias-de-professoras-de-historia-com-o-us
ISBN
978-65-272-0180-9
Palavras-Chave
História Pública, Conversações, professoras de História.
Resumo
Inspirada pelo movimento da história pública, apresento relatos da minha pesquisa de Mestrado em História Pública envereda pelo itinerário da história com o público, realizada através de um trabalho colaborativo e interativo, produzida com mulheres professoras conversando com a história pública como um movimento que é uma ação. Dessa forma, compreendo que o ensino de História possibilita essa relação, a escola e a História Pública contribuindo com seus saberes, dialogando com os conhecimentos históricos e escolares, a partir de suas relações sociais. A História Pública e o Ensino de História remetem à ideia da “autoridade compartilhada” (FRISCH, 2016), que é o trabalho coletivo, através da conversa, da interação com o público e propõe, também, a produção do conhecimento democrático, inclusivo. Trago então experiências e reflexões principalmente porque através dessa pesquisa e das trocas que realizamos durante as aulas do mestrado, entendi que a História Pública se faz no processo e não apenas no produto. Ao pesquisar em conjunto com professoras de História e pensarmos no livro didático e a falta de representatividade das mulheres construirmos uma reflexão conjunta com essas professoras sobre a presença das mulheres nos livros didáticos ao longo da História e sobre o uso desses materiais. Realizei algumas conversas online (visto a situação de pandemia do covid-19 no ano de 2020-2021) sobre as experiências em trabalhar com materiais, que, por muitas vezes, apresentaram essa falta de representação. O principal objetivo dessas conversas foi promover uma roda de escuta e conversações, bem como a partilha das experiências das professoras sobre o determinado assunto. Após a problematização sobre a invisibilidade das mulheres nos materiais didáticos, partimos para a produção de conhecimento histórico e educacional sobre as mulheres pelo viés coletivo e colaborativo, que focaliza a história feita com o público e, nesta pesquisa, são as professoras.
Título do Evento
IV EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PROHMANN, ana carolina santos. CONVERSAÇÕES COMO METODOLOGIA PARA PENSAR A HISTÓRIA PÚBLICA E A EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DE HISTÓRIA COM O USO DO MATERIAL DIDÁTICO.. In: Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia. Anais...Porto Alegre(RS) UFRGS, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epeth2023/662445-CONVERSACOES-COMO-METODOLOGIA-PARA-PENSAR-A-HISTORIA-PUBLICA-E-A-EXPERIENCIAS-DE-PROFESSORAS-DE-HISTORIA-COM-O-US. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

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