LEITURA E CRONOTOPIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0180-9

Título do Trabalho
LEITURA E CRONOTOPIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Autores
  • Ricardo Vicente da Cunha Junior
Modalidade
Resumo
Área temática
5. Ensino e teorias da história
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epeth2023/664056-leitura-e-cronotopias-no-ensino-de-historia--caminhos-metodologicos-para-a-formacao-do-leitor
ISBN
978-65-272-0180-9
Palavras-Chave
Ensino de história; Leitura e filosofia da linguagem; Cronotopo; Consciência histórica.
Resumo
Quais contribuições a teoria da história pode trazer para as reflexões em torno da aprendizagem histórica, considerando o processo de formação do leitor? Essa é a questão central a qual este texto se debruça, na busca por estabelecer as relações entre teoria e ensino de história. Para tanto, o presente trabalho visa discutir o conceito de cronotopo, tal como é compreendido na perspectiva teórica da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (2011, 2014), enquanto um dos elementos que demarcam a especificidade da leitura na aula de história. À luz do conceito, trazemos uma reflexão em que o ensino de história pode ser um caminho possível para a orientação temporal e espacial dos sujeitos em processo de ensino e aprendizado. Em síntese, o argumento ora defendido é o de que a leitura em história requer a mobilização de uma consciência histórica em torno das cronotopias que estão em jogo nas aulas dessa disciplina, tendo em vista o caráter alteritário que permite conjugar a relação presente e passado.
Título do Evento
IV EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Ricardo Vicente da Cunha. LEITURA E CRONOTOPIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR.. In: Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia. Anais...Porto Alegre(RS) UFRGS, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epeth2023/664056-LEITURA-E-CRONOTOPIAS-NO-ENSINO-DE-HISTORIA--CAMINHOS-METODOLOGICOS-PARA-A-FORMACAO-DO-LEITOR. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes