VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE DE BASE COMUNITÁRIA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EDUCADORES

Publicado em 07/04/2022 - ISBN: 978-65-5941-644-8

Título do Trabalho
VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE DE BASE COMUNITÁRIA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EDUCADORES
Autores
  • LEONARDO ALVES SAMPAIO
  • Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo
  • Luciana Ribeiro Garzoni
Modalidade
Resumo - Oral
Área temática
Saúde e Bem Viver
Data de Publicação
07/04/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidade/431882-vigilancia-popular--em-saude-de-base-comunitaria-para-o-enfrentamento-da-covid-19-e-a-promocao-da-saude--formacao
ISBN
978-65-5941-644-8
Palavras-Chave
Enfermeiro e Técnico em Enfermagem, Educação Popular em Saúde, Vigilância de base comunitária, COVID-19.
Resumo
O presente resumo descreve um dos módulos do curso intitulado “Formação de Agentes Populares de Vigilância em Saúde de Base Comunitária na Baixada Fluminense” realizado pela Fiocruz (Edital INOVA/Fiocruz – COVID-19/resposta rápida.) O curso tem como público alvo enfermeiros e técnicos de enfermagem que são moradores de áreas de vulnerabilidade social. O curso integra um projeto que nasceu em maio de 2020 a partir da demanda de líderes comunitários das comunidades de Vila Rosário e Parque da Liberdade em Duque de Caxias, comunidade das Comadres e Jardim Canaã em Nova Iguaçu e do Bairro da Prata em Belford Roxo, em função da falta de ações para o enfrentamento da COVID-19 nas suas comunidades. O módulo do curso intitulado “Enfermeiros Educadores” tem como objetivo contribuir na formação de multiplicadores de práticas seguras em saúde, com ênfase nos determinantes sociais da COVID-19 e de outros agravos, visando a transformação da realidade de saúde local. A metodologia aplicada utiliza a educação popular (Freire, 1970; Valla, 1999) e envolve 5 aulas com os seguintes temas: 1) Conceitos de Educação Popular em Saúde e Planejamento Estratégico; 2) Determinantes Sociais Da Saúde e COVID-19; 3) Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde; 4) Formas de Comunicação? Escuta ativa e Empatia e 5) Metodologia de Ensino Ativo para a Comunidade. As aulas são virtuais e os recursos utilizados são: 1) Sala de Aula Google Classroom (as atividades são postadas de acordo com cronograma pré estabelecido); 2) rodas de conversa virtuais via aplicativo Zoom e 3) atividades coletivas via Google Forms, aplicativo que permite atividades colaborativas e criação de grupos de trabalho. Neste módulo, tivemos como produtos até o momento: 1) a construção de uma Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) visando a reflexão sobre possíveis ações para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais que impactam a saúde e 2) um mapa mental abordando os determinantes sociais relacionados com a COVID-19 e outros agravos. Ao final do módulo esperamos que os participantes estejam aptos a atuarem como enfermeiros educadores em suas comunidades contribuindo para a reflexão crítica e a transformação da realidade local a partir de ações individuais e coletivas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. O mundo, hoje, v.21. 1. Alfabetização – Métodos 2. Alfabetização – Teoria I. Título II. Série. VALLA, V. V. Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização. Educação Popular, Saúde Comunitária e Apoio Social. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(Sup. 2):7-14, 1999
Título do Evento
Jornada Científica Favelades Universitáries: Quais os caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?
Título dos Anais do Evento
Anais - Jornada Científica Favelades Universitáries: Quais os caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SAMPAIO, LEONARDO ALVES; BELO, Mariana Soares Da Silva Peixoto; GARZONI, Luciana Ribeiro. VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE DE BASE COMUNITÁRIA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EDUCADORES.. In: Anais - Jornada Científica Favelades Universitáries: Quais os caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ / UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidade/431882-VIGILANCIA-POPULAR--EM-SAUDE-DE-BASE-COMUNITARIA-PARA-O-ENFRENTAMENTO-DA-COVID-19-E-A-PROMOCAO-DA-SAUDE--FORMACAO. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

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