MODOS DE VIDA: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS EM CASAS ABRIGO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
MODOS DE VIDA: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS EM CASAS ABRIGO
Autores
  • Diego Fernando Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/746779-modos-de-vida--a-educacao-de-criancas-e-adolescentes-acolhidos-em-casas-abrigo
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Modos de vida; Casas abrigo; Crianças e adolescentes.
Resumo
RESUMO A pesquisa propõe investigar e analisar os modos de vida de 10 sujeitos que passaram parte ou todo período de sua infância, adolescência ou juventude em instituições de acolhimento (abrigos), entre os anos de 1990 a 2010. Em tese, o trabalho visa apresentar um trabalho com entrevistas que será realizado com dez (10) sujeitos onde se buscará identificar e analisar as narrativas de histórias de vida, bem como os processos de formação, escolar (fundamental e médio) e não-escolar (aqueles apreendidos nas casas abrigos). Os objetivos específicos são: identificar e analisar processos educativos e de formação desenvolvidos nas casas de acolhimento institucional; conhecer e analisar os processos educativos vivenciados nas escolas no ‘ensino fundamental e médio’ no período de acolhimento institucional, e, apreender a visão desses sujeitos sobre a vida que se vive quando se passa pela situação de abrigamento na infância, adolescência e/ou juventude. Esta pesquisa tem perfil bibliográfico e de campo, fundamentada no materialismo histórico dialético e de cunho qualitativo. Especificamente, utilizar-se-á as entrevistas como instrumento metodológico com sujeitos institucionalizados na infância ou na adolescência/juventude, cujo intuito é de identificar e analisar as narrativas, os modos de vida, bem como os processos formativos e educativos vivenciados no período de acolhimento em casas de abrigo. Nesse percurso, buscar-se-á tematizar, sistematizar, categorizar e analisar as diferentes falas de sujeitos que passaram pelas casas de abrigo, por meio da análise de conteúdo histórico dialético, seguindo três pólos cronológicos: a pré-análise; a exploração do material; e, o tratamento dos resultados e a interpretação (forma de análise). Espera-se que esta pesquisa contribua cientificamente para pensar e analisar através das concepções de modos de vida e, sobretudo, das narrativas das trajetórias de vida de sujeitos que no período escolar, em especial, ensino fundamental e médio, passaram a infância ou adolescência em orfanatos no município de São Carlos SP, onde seus processos educativos e de formação foram constituídos na dinâmica social e institucional da proteção a criança e ao adolescente. No campo social, instigar a atenção para nossas crianças e adolescentes abandonados e vulneráveis no Brasil, bem como a situação das mães que muitas das vezes não recebem atendimentos especializados no processo de desmembramento familiar por parte dos sistemas de apoio e da sociedade. Que ela possa presentificar e conscientizar a nação acerca dos direitos humanos da infância, como a educação, o lazer, a saúde, a proteção e a família, que por séculos não foram concedidos aos miúdos e, além disso, continuar no desenvolvimento de políticas e medidas que atendam as demandas dessa camada da sociedade.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Diego Fernando. MODOS DE VIDA: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS EM CASAS ABRIGO.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/746779-MODOS-DE-VIDA--A-EDUCACAO-DE-CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-ACOLHIDOS-EM-CASAS-ABRIGO. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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