ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO: A TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL COMO ORIENTADORA DO TRABALHO NAS ESCOLAS

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO: A TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL COMO ORIENTADORA DO TRABALHO NAS ESCOLAS
Autores
  • Joana Rostirolla Batista de Souza
  • Iara Falleiros Braga
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/751557-atividades-teorico-praticas-de-ensino-sobre-terapia-ocupacional-na-educacao--a-terapia-ocupacional-social-como-or
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Ensino Superior, formação profissional, terapia ocupacional/tendências, educação, inclusão
Resumo
Contextualização: O Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem em seus componentes curriculares a disciplina teórico-prática Áreas de Intervenção da Terapia Ocupacional e Cenários de Prática IV, dividida em dois módulos, um deles destinado ao desenvolvimento do raciocínio terapêutico-ocupacional para a atuação no setor da educação. Há mais de dez anos, o Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB estabeleceu parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (SEDEC-JP), desenvolvendo atividades de ensino em escolas públicas da rede de Educação Básica, com acúmulo de experiências em diversos níveis e etapas. Para o desenvolvimento das atividades práticas na escola, destacamos a terapia ocupacional social como metodologia estruturante do processo terapêutico-ocupacional (Pan, Borba & Lopes 2022), experiência que gostaríamos de iluminar neste trabalho. Desenvolvimento: Com o retorno às atividades presenciais desde março de 2022, voltamos à campo para o desenvolvimento das práticas nesta disciplina. Firmamos, através de Convênio entre UFPB e SEDEC-JP, parceria com uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada em uma região periférica da cidade, em território marcado pela violência, conflitos e disputas no mundo do crime (Motta et al., 2022). Diante desse cenário, na experiência pós-pandemia de Covid-19, nos deparamos com uma escola com uma gama complexa de demandas. Produzimos ações voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II, e gradualmente fortalecemos nosso vínculo com a equipe e a comunidade escolar, de modo que a terapia ocupacional passou a ter espaço reconhecido no próprio cronograma semanal escolar, bem como com projeto de ações da terapia ocupacional incluído no planejamento anual da instituição, documento oficial compartilhado com a Secretaria a cada início de ano. Temos realizado Oficinas de atividades, dinâmicas e projetos, que acontecem semanalmente em algumas turmas da escola. A partir dessa aproximação coletiva e do vínculo estabelecido, o processo se desenvolve e as demandas vão sendo aprofundadas, assim como novas necessidades vão sendo percebidas, num processo que frequentemente nos leva a acionar as demais tecnologias sociais reelaboradas no âmbito da terapia ocupacional social para o trabalho em escolas públicas. Considerações finais: Essa metodologia de trabalho tem nos ajudado na superação da visão de que, na educação, a terapia ocupacional tem o único papel de produzir inclusão nos termos da Educação Especial, o que consideramos no momento um dos maiores desafios do processo de ensino-aprendizagem, além de subsidiar o desenvolvimento de processo profissional mais coletivo-singular, à despeito do que tem sido observado no campo profissional, que incorpora uma racionalidade médico-clínica ou da clínica ampliada em saúde em seus processos profissionais (Souza, 2021). Consideramos que essa construção tem nos permitido abarcar as diversas demandas num cenário de forte desigualdade socioeducacional, na direção de uma educação radicalmente inclusiva (Borba, Souza & Lopes, 2023), o que contempla, sim, estudantes com deficiência ou outras condições biológicas que afetam a escolarização, mas amplia, trazendo à visibilidade diferentes questões para as quais a terapia ocupacional tem repertório e acúmulo, no Brasil, para contribuir no setor da educação.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Joana Rostirolla Batista de; BRAGA, Iara Falleiros. ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO: A TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL COMO ORIENTADORA DO TRABALHO NAS ESCOLAS.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/751557-ATIVIDADES-TEORICO-PRATICAS-DE-ENSINO-SOBRE-TERAPIA-OCUPACIONAL-NA-EDUCACAO--A-TERAPIA-OCUPACIONAL-SOCIAL-COMO-OR. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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