DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS PARA JUVENTUDES PERIFÉRICAS: O LUGAR DA ESCOLA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS PARA JUVENTUDES PERIFÉRICAS: O LUGAR DA ESCOLA
Autores
  • Flávia Mazitelli De Oliveira
  • Dais Rocha
  • Sandra Carvalho Cavalcante Freitas
  • Kymberli Liane Glitz
  • PATRICIA REZENDE
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752241-direitos-sexuais-e-reprodutivos-para-juventudes-perifericas--o-lugar-da-escola
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
sexualidade, juventude, protagonismo, transformação
Resumo
Introdução: A garantia dos direitos sexuais e reprodutivos para juventudes periféricas no Brasil vem se constituindo como grande desafio. Observamos aumento do número de relações sexuais sem preservativos e crescimento na taxa de hiv/aids entre adolescentes e jovens, além de índices alarmantes de violência de gênero e LGBTfobia. Evidências apontam a escola como local privilegiado para abordagem da temática. Neste contexto, foi elaborado e implementado em parceria com o Ministério da Saúde (MS) um projeto em escolas na periferia de Brasília, baseado na Educação Integral em Sexualidade (EIS) e metodologias participativas (MP). Objetivos: Validar e avaliar metodologias de promoção e prevenção à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens e fortalecer o protagonismo juvenil para promoção de saúde sexual e reprodutiva. Método: Natureza quali-quantitativa do tipo pesquisa-intervenção mediante a triangulação de fontes, procedimentos e abordagens. Oficinas como abordagem de intervenção, fundamentadas no Arco de Marguerez. Os participantes foram estudantes do primeiro ano do ensino médio e seus professores, em duas escolas públicas da periferia de Brasília. Para coleta de dados foram realizados questionários, avaliações de cada oficina e diários de itinerário. Os dados quantitativos sofrerão análise estatística descritiva e os dados qualitativos, análise temática. Resultados e Discussão: A pesquisa encontra-se na fase de análise dos dados e neste resumo serão considerados dados de uma das escolas. Entre março e setembro de 2023 ocorreram 8 oficinas, com estudantes e 6 com professores. Os temas abordados com os dois grupos foram selecionados a partir do mapeamento de saberes e interesses. Os temas das oficinas com estudantes foram: mapeamento; autoestima; prevenção de ISTs e uso de métodos contraceptivos; violências; protagonismo juvenil; conhecimento e acesso à rede de proteção e cuidado; avaliação final. Com professores foram: apresentação do projeto e sensibilização; mapeamento de temas sensíveis; protagonismo juvenil; métodos contraceptivos e prevenção a ISTs; redes de proteção e cuidado à saúde; avaliação final. De forma preliminar, foi observado que a metodologia participativa foi muito bem avaliada pelos participantes, além de ter facilitado a criação de ambiente seguro e confiável, colaborando com a interação e abordagem das temáticas, quando relacionadas às vivências cotidianas. Alguns professores sinalizaram sua incorporação na prática docente. Foram trazidas devolutivas especialmente sobre maior conhecimento e apropriação da rede de proteção e melhor entendimento sobre orientação sexual e identidade de gênero. Foram relatadas experiências sobre primeiras conversas com pais sobre orientação sexual e sobre a importância de espaço acolhedor onde há representatividade. Quanto ao protagonismo juvenil, foram percebidas três importantes manifestações. Ao final das oficinas, a equipe foi entrevistada para o jornal da escola; os estudantes estão organizando continuidade do projeto, agora como protagonistas; começaram a discutir criação de grêmio estudantil nas oficinas. Considerações Finais: A escola, quando sensibilizada a não apenas abrir as portas, mas a “fazer com”, quando suas reais necessidades e interesses são respeitados, torna-se um local de potências e transformação. A EIS, as MP e as oficinas mostraram-se facilitadoras desse processo. Pretende-se validar esta metodologia junto ao MS para que possa ser utilizada em outras regiões do país.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Flávia Mazitelli De et al.. DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS PARA JUVENTUDES PERIFÉRICAS: O LUGAR DA ESCOLA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752241-DIREITOS-SEXUAIS-E-REPRODUTIVOS-PARA-JUVENTUDES-PERIFERICAS--O-LUGAR-DA-ESCOLA. Acesso em: 22/12/2024

Trabalho

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