PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRATICA NA ESCOLA: UM RELATO A PARTIR DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL JUNTO AO GRÊMIO ESTUDANTIL

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRATICA NA ESCOLA: UM RELATO A PARTIR DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL JUNTO AO GRÊMIO ESTUDANTIL
Autores
  • Iara Falleiros Braga
  • Yohanna Thacyla Souza Araújo Silva
  • Maria Júlia Cardoso Esmeraldo
  • Maria Isabele Moreira Diógenes
  • Beatriz Prado Pereira
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752429-participacao-politica-e-democratica-na-escola--um-relato-a-partir-da-terapia-ocupacional-social-junto-ao-gremio-e
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia Ocupacional, Juventudes, Educação, Participação Social.
Resumo
O projeto de extensão realizado pelo Laboratório Metuia/UFPB, em parceria com uma escola de ensino médio integral e técnico e a Associação Juventude em Ação (AJA) da comunidade do Timbó, em João Pessoa/PB, teve como proposta, fomentar o engajamento dos jovens em ações voltadas para a participação e mobilização social. Compreende-se que a escola é (ou deveria ser) um dos principais equipamentos sociais para compor a rede social de suporte do cotidiano dos jovens, sendo uma instituição fecunda para oportunizar a aprendizagem, a socialização e a convivência, além de consideramos um ambiente propício para a construção do pensamento crítico e de vivências coletivas a partir de uma gestão democrática que vise à participação e o engajamento de todos que compõem a comunidade escolar, para o exercício da cidadania. A partir de diálogos e aproximações com os jovens da escola, surgiu uma demanda relacionada à dificuldade de organização e a necessidade de reativar as ações do grêmio estudantil. Com base nas tecnologias sociais e recursos da terapia ocupacional social, foi possível planejar uma abordagem conjunta, buscando auxiliar na construção de espaços democráticos e inclusivos, e no fortalecimento da participação dos jovens nas decisões e na construção da escola que desejam. Diante disso, identificamos que eles não sabiam o papel e a função de um grêmio estudantil na escola. A chapa, que estava em composição, desconhecia as atribuições de cada cargo e nem o que isso representava. Em parceria com o Levante Popular da Juventude da Paraíba, desenvolvemos encontros de formação política e de reflexão acerca das metodologias para o trabalho no grêmio, abordando as seguintes temáticas: conjuntura social e formação sócio-histórica e política do Brasil; consciência e participação política nos movimentos estudantis; reforma do ensino médio e o impacto na formação da trajetória escolar das juventudes e; o papel do grêmio e construção de projetos na escola. Concomitante à essas formações, os jovens da AJA, puderam compartilhar as experiências de quando ocuparam os cargos de representatividade no grêmio estudantil da mesma escola. A formação proporcionou aos membros do grêmio estudantil uma compreensão mais profunda da realidade política e social do Brasil, incentivando uma reflexão crítica sobre os acontecimentos atuais, bem como, sobre as problemáticas que atravessam o cotidiano escolar. O grêmio estudantil, após as ações construídas com o projeto, passou a desempenhar um papel mais ativo na defesa dos interesses dos estudantes. Eles promoveram discussões sobre temas educacionais e sociais, apresentando propostas para melhorar a qualidade da escola e a transformação de problemáticas presentes no cotidiano vivenciado por eles. A revitalização do grêmio estudantil, e a ativa participação dos jovens na busca por melhorias na escola e na comunidade, destacam a potencialidade da organização coletiva para a criação de espaços democráticos, participativos, com vistas a transformação possível da escola.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Iara Falleiros et al.. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRATICA NA ESCOLA: UM RELATO A PARTIR DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL JUNTO AO GRÊMIO ESTUDANTIL.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752429-PARTICIPACAO-POLITICA-E-DEMOCRATICA-NA-ESCOLA--UM-RELATO-A-PARTIR-DA-TERAPIA-OCUPACIONAL-SOCIAL-JUNTO-AO-GREMIO-E. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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