A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A PERMANÊNCIA E O RETORNO DE JOVENS À ESCOLA NO CONTEXTO (PÓS)PANDÊMICO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A PERMANÊNCIA E O RETORNO DE JOVENS À ESCOLA NO CONTEXTO (PÓS)PANDÊMICO
Autores
  • Samantha Lima Rocha
  • Rafael Garcia Barreiro
  • Ingrid Aimê Freire Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752544-a-criacao-de-estrategias-para-a-permanencia-e-o-retorno-de-jovens-a-escola-no-contexto--(pos)pandemico
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
terapia ocupacional, jovens, escola, evasão, cuidado ativo e democrático.
Resumo
Introdução A evasão escolar é um problema enfrentado na educação pública brasileira, agravado com a pandemia de Covid-19. Segundo o UNICEF, em 2020, o abandono escolar de estudantes entre 6 e 17 anos aumentou 1,8% em relação a 2019, quando foi de um total de 1,38 milhão. Com base nisso, a terapia ocupacional social na educação, busca produzir um cuidado ativo e democrático, sustentado na inclusão radical. Assim, o objetivo dessa proposta foi realizar busca e acompanhamento de jovens no território, tentando entender os motivos da dificuldade de permanência escolar durante a pandemia, junto ao Instituto Federal de Brasília - Campus Ceilândia (IFB), parceiro do núcleo Metuia Cerrado, da Faculdade de Ceilândia (FCE-UnB). Metodologia Este trabalho é fruto de uma iniciação científica realizada entre 2022-23, que faz parte da pesquisa multicêntrica, a qual reúne um conjunto de procedimentos metodológicos que projetaram o estudo e intervenção sobre a evasão de jovens do Instituto Federal de Brasília - Campus Ceilândia (IFB). Optou-se pela abordagem da educação popular na pesquisa participante, caracterizada por inserir o pesquisador no campo de investigação, constituído pela vida social, econômica, cultural e política de outros sujeitos, que são convidados a participar ativamente da investigação como colaboradores (BRANDÃO; BORGES, 2007). Resultados e Discussão Realizou-se a capacitação de dois estudantes como jovens pesquisadores – alunos da instituição parceira que acompanharam a pesquisa, assim como também foram acompanhados no estudo da permanência objetivado pelo projeto – sobre o plano de trabalho desta pesquisa e sua bibliografia base. Também foram utilizados diários de campo com impressões pessoais e análise do contexto escolar. Oficinas foram ministradas no IFB, com o objetivo de entender o vínculo estudantes-escola. Uma delas consistiu em disponibilizar memes aos estudantes, no período de intervalo escolar, para que eles expressassem suas impressões sobre o retorno presencial. Junto aos estudantes e através de documentos referentes ao auxílio permanência da instituição, também se levantou dados sobre os jovens evadidos. Com dados secundários, foi possível mensurar números sobre a evasão: 2 alunos foram suspensos e classificados como caso de evasão; 6 foram desligados por infrequência no ano letivo. Nesse sentido, compreende-se que a aproximação com o IFB se mostra como um dos resultados importantes desta pesquisa, de modo que, se permitiu conhecer a realidade da instituição e projetar ações futuras. Conclusão Levando em consideração esses aspectos, entende-se a necessidade e importância em dar continuidade a pesquisa junto aos jovens pesquisadores, para que possam ser realizados os acompanhamentos singulares e territoriais dos estudantes que evadiram ou aqueles com dificuldades de permanência com maior efetividade
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Samantha Lima; BARREIRO, Rafael Garcia; RODRIGUES, Ingrid Aimê Freire. A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A PERMANÊNCIA E O RETORNO DE JOVENS À ESCOLA NO CONTEXTO (PÓS)PANDÊMICO.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752544-A-CRIACAO-DE-ESTRATEGIAS-PARA-A-PERMANENCIA-E-O-RETORNO-DE-JOVENS-A-ESCOLA-NO-CONTEXTO--(POS)PANDEMICO. Acesso em: 21/12/2024

Trabalho

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