A FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL NA UFSCAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE COM JOVENS NA ESCOLA PÚBLICA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL NA UFSCAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE COM JOVENS NA ESCOLA PÚBLICA
Autores
  • Barbara dos Santos Silva
  • Daniele Amorim
  • Rayra Soares Gracia
  • Lívia Celegati Pan
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752665-a-formacao-em-terapia-ocupacional-social-na-ufscar--um-relato-de-experiencia-a-partir-do-estagio-profissionalizan
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia ocupacional, juventudes, escola pública, inclusão radical
Resumo
A terapia ocupacional social se delineia como uma subárea de atuação e produção de conhecimento da terapia ocupacional que se volta para as problemáticas relacionadas às desigualdades socioeconômicas, propondo ações, a partir da vinculação com sujeitos individuais e coletivos, de construção e fortalecimento de redes sociais de suporte garantia dos direitos de cidadania e ampliação da participação social. Nesta perspectiva, em trabalhos junto às juventudes e em interconexão com a escola pública, desenham-se objetivos específicos, relacionados à uma educação radicalmente inclusiva, que se constrói dentro e fora do ambiente escolar. Compreender esta atuação oferece subsídios importantes para a formação e experiência profissional de terapeutas ocupacionais. Este trabalho busca compartilhar a experiência de estágio profissionalizante em terapia ocupacional social junto ao METUIA/UFSCar com jovens em escolas públicas, bem como as contribuições para a formação das estudantes. Esta experiência foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2022 em duas escolas públicas integrantes do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo e em seus respectivos territórios, situados em bairros periféricos do Município de São Carlos - SP. Neste período, tomando as demandas apresentadas pelos próprios jovens, assim como aquelas percebidas pelas equipes gestoras das escolas e da equipe de estágio, utilizou-se das tecnologias sociais da terapia ocupacional social, sobretudo das Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos, para o desenvolvimento de intervenções nas salas de aula, nos intervalos e nos clubes juvenis que buscaram lidar com as violências relacionadas às desigualdades sociais, raciais e de gênero vivenciadas pelos jovens, parceria com professores da disciplina Projeto de Vida, para ampliação do conteúdos trabalhados e das estratégias utilizadas e oferta, em parceria com uma professora de uma das escolas, de uma disciplina eletiva nomeada como “Múltiplas Juventudes”. Destaca-se dessa experiência, além das potencialidades de se construir espaços para intervenções individuais e coletivas para e com os jovens, a possibilidade de conhecer as demandas da escola pública, com seus conflitos e contradições, por meio da imersão neste espaço, desenvolvendo um saber-fazer mais pertinente com a realidade e reafirmando que as possibilidades de contribuição da terapia ocupacional com o setor educação se ampliam para além do que tradicionalmente tem sido construído no âmbito da educação especial e se dão na direção da busca por uma escola pública que seja efetivamente para todos.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Barbara dos Santos et al.. A FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL NA UFSCAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE COM JOVENS NA ESCOLA PÚBLICA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752665-A-FORMACAO-EM-TERAPIA-OCUPACIONAL-SOCIAL-NA-UFSCAR--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-A-PARTIR-DO-ESTAGIO-PROFISSIONALIZAN. Acesso em: 21/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes