RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL COM ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL COM ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE
Autores
  • Joabe Michael Batista dos Santos
  • Kelys Cristine Pizzatto
  • Andréa Maria Fedeger
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752696-relato-de-experiencia-de-pratica-de-estagio-em-terapia-ocupacional-com-adolescentes-privados-de-liberdade
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia Ocupacional; Adolescentes; Privação de Liberdade.
Resumo
Introdução: O sistema socioeducativo brasileiro prevê a integração à sociedade e garantia de direitos para adolescentes que cometeram ato infracional através de medidas socioeducativas. O objetivo do trabalho em tela é relatar a experiência durante prática de estágio em um Centro de Medida Socioeducativa. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de prática de estágio obrigatório do curso de Terapia Ocupacional da UFPR em um Centro de Medida Socioeducativa, na cidade de Curitiba/PR, no período de abril a junho de 2023. Resultados e Discussão: Durante o período de realização da prática de estágio na unidade socioeducativa de internação, as demandas identificadas e trazidas por adolescentes durante os atendimentos foram o interesse pela inserção no mercado de trabalho, seja por meio de programas de jovem aprendiz e participação em concursos públicos, cadastro em sites de bancos de vagas de emprego, o interesse na realização de cursos profissionalizantes e de capacitação, bem como, o desejo em ingressar no ensino superior. Os interesses apresentados, destacaram a falta de acessos antes de serem inseridas no sistema socioeducativo e o planejamento de projeto de vida dentro da unidade. Neste sentido, uma das ações realizadas com o público atendido foi a realização de uma atividade externa com duas adolescentes até a UFPR que teve como roteiro uma visita ao Museu de História Natural e biblioteca do setor de ciências da saúde. No mesmo local, estavam sendo realizados dois eventos, uma feira de economia solidária com apresentação musical de idosos de uma instituição de longa permanência e um sarau com exposições artísticas, organizado por estudantes do curso de Terapia Ocupacional. A atividade externa teve como objetivos a ampliação do repertório sócio-ocupacional e a conscientização do direito de transitar por diferentes espaços, bem como, a universidade. Posteriormente, foi proposto e desenvolvido um projeto junto de quatro adolescentes, onde realizaram um levantamento com as demais adolescentes da unidade, acerca do interesse no acesso ao ensino superior e os cursos de interesse. Após isso, foi realizado uma roda de conversa com as participantes, com a aplicação de um teste vocacional e reflexão sobre o resultado, com o auxílio de imagens e palavras previamente selecionadas relacionados aos cursos escolhidos. Por fim, houve a atividade externa com a participação de duas adolescentes que participaram do desenvolvimento do projeto, na Feira de Cursos e Profissões da UFPR, com o intuito de coletar mais informações sobre os cursos escolhidos por elas e as outras adolescentes da unidade. Todo o desenvolvimento do projeto teve como objetivo incluir as quatro adolescentes em uma atividade significativa e participativa, contribuindo com o desenvolvimento da autonomia, na proposição de ideias, na construção de conhecimento e na contribuição de projetos de vida de outras adolescentes. Conclusão: Esta experiência na formação acadêmica em Terapia Ocupacional foi sensível, potente, ética, política e culturalmente responsável, contribuindo com a busca pela autonomia, emancipação social, reconhecimento da cidadania e ampliação do repertório ocupacional das adolescentes e reorganização de seus projetos de vida.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Joabe Michael Batista dos; PIZZATTO, Kelys Cristine; FEDEGER, Andréa Maria. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL COM ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752696-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-PRATICA-DE-ESTAGIO-EM-TERAPIA-OCUPACIONAL-COM-ADOLESCENTES-PRIVADOS-DE-LIBERDADE. Acesso em: 21/12/2024

Trabalho

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