O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO LIVRO INFANTIL “O CABELO DE CORA” NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0260-8

Título do Trabalho
O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO LIVRO INFANTIL “O CABELO DE CORA” NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Fernanda Izabel Silva de Lima
  • Jonathas de Paula Chaguri
Modalidade
Comunicação Oral (Resumo Simples)
Área temática
ET 09 – Ensino de línguas, linguagens, letramento, alfabetização e Literatura
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/588696-o-letramento-literario-a-partir-do-livro-infantil-o-cabelo-de-cora-na-disciplina-de-lingua-portuguesa-no-5-ano
ISBN
978-65-272-0260-8
Palavras-Chave
Letramento Literário. Literatura Infantil. Língua Portuguesa.
Resumo
O letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. Por isso, quando lemos um romance, uma narrativa de aventura ou suspense, podemos aprender valores culturais, sociais e a compreensão da valorização da identidade étnica. Isso tudo ocorre por meio dos(as) personagens que compõe a obra lida pelo(a) leitor(a). Em outras palavras, a narrativa construída pelo(a) autor(a) da obra em torno dos(as) personagens leva o(a) leitor(a) a percorrer um caminho que construirá sentidos, ou seja, significados, a partir do que foi lido pelo(a) leitor(a). Portanto, essa valoração por meio da leitura é o que definimos por ser a apropriação da literatura enquanto linguagem ou linguagem literária. Com o letramento literário é possível elaborar atividades que podem auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento da leitura, uma vez que linguagem literária pode ser trabalhada em sala de aula, revelando as histórias fascinantes que instigam a curiosidade das crianças para levá-las a apropriação do conhecimento. Neste sentido, este trabalho é importante porque promove a inclusão social e fortalece as relações étnico-raciais dentro e fora do espaço escolar. Quando nos apropriamos da literatura enquanto linguagem ocorre o letramento literário. Na prática pedagógica, o letramento literário efetiva-se do contato direto do(a) leitor(a) com a obra literária ou livro lido. Cumpre-se, assim, o papel da escola que é formar o(a) leitor(a) com uma identidade literária. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso (TCC) é possibilitar uma proposta de intervenção didático-pedagógica para fortalecer as relações étnico-raciais por meio de um conjunto de atividades sequenciadas a partir das aulas de língua portuguesa para alunos(as) do 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental. Decorrente a este contexto, o problema de pesquisa configura-se da seguinte forma: como podemos promover o fortalecimento das relações étnico-raciais a partir das aulas de língua portuguesa para alunos(as) do 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental? Com relação a fundamentação teórica, esta pesquisa ancora-se no pressuposto teórico da Sequência Básica de Leitura (SBL) proposto por Cosson (2009) que possibilita ao(a) professor(a) de língua portuguesa ensinar a seus alunos(as) o estudo da literatura por meio de atividades organizadas de forma sequencial, promovendo, assim, o letramento literário. Com relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa centra-se em uma pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008) de cunho qualitativo e descritivo (GIL, 2022). Como resultado final, o trabalho resultou em uma proposta de intervenção didático-pedagógica que se configura por um conjunto de atividade sequenciadas que desenvolve o letramento literário para competência leitora a partir do livro O Cabelo de Cora (CÂMARA, 2013) nas aulas de língua portuguesa com os(as) alunos(as) do 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental.
Título do Evento
III Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Fernanda Izabel Silva de; CHAGURI, Jonathas de Paula. O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO LIVRO INFANTIL “O CABELO DE CORA” NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual. Anais...Nazaré da Mata(PE) UPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/588696-O-LETRAMENTO-LITERARIO-A-PARTIR-DO-LIVRO-INFANTIL-O-CABELO-DE-CORA-NA-DISCIPLINA-DE-LINGUA-PORTUGUESA-NO-5-ANO. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes