ATRIZES SOCIAIS EMPODERADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-742-1

Título do Trabalho
ATRIZES SOCIAIS EMPODERADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS
Autores
  • Flora Carvalho De Oliveira E Freitas Fonseca
Modalidade
3º PesquisaSUS - Trabalhos e experiências do PÚBLICO INTERNO a FIOCRUZ BRASÍLIA
Área temática
Governança e gestão de políticas públicas e saúde
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mostraescolafiocruzbsb/462061-atrizes-sociais-empoderadas-por-meio-da-educacao--a-implementacao-da-agenda-2030-em-territorios-vulneraveis
ISBN
978-65-5941-742-1
Palavras-Chave
Agenda 2030, Educação e Saúde, Mulheres
Resumo
Partindo da perspectiva de que a educação transforma as pessoas e as pessoas transformadas podem transformar o mundo, essa dissertação tem como objetivo compreender se as atrizes sociais da Cidade Estrutural, território vulnerável foram de fato transformadas, empoderadas, por estratégias educacionais implementadas pela Fundação Oswaldo Cruz, por meio do curso de Pós-graduação em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável em Sustentável. Utilizaremos como metodologia qualitativa um estudo de Caso, baseado na estratégia de observação participante, buscando compreender mais as alunas, o território estudado e a ação de intervenção realizada por elas no território, o Comitê Estrutural Saudável e Sustentável. Tomaremos como base para analisar as estratégias educacionais propostas pela Fundação e seus modos de implementação, o paradigma freiriano educação libertadora e o aprendizado pela experiência de John Dewey, além da Inteligência Cooperativa e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. Em seguida, utilizando métricas de mensuração de empoderamento social, como as elaboradas pelo Banco Mundial, buscaremos compreender se de fato essas atrizes sociais foram empoderadas pelas estratégias educativas propostas e se as estratégias podem ser consideradas como uma inovação com potencial para promoção do desenvolvimento saudável e sustentável. Por fim, pretendemos verificar a possibilidade de replicação dessas ações em outros territórios vulneráveis.
Título do Evento
Mostra Escola de Governo Fiocruz Brasília
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Pesquisasus: Coletânea de Trabalhos e Experiências da Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, Flora Carvalho De Oliveira E Freitas. ATRIZES SOCIAIS EMPODERADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS.. In: Pesquisasus: Coletânea de Trabalhos e Experiências da Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília. Anais...Brasília(DF) Fiocruz, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mostraescolafiocruzbsb/462061-ATRIZES-SOCIAIS-EMPODERADAS-POR-MEIO-DA-EDUCACAO--A-IMPLEMENTACAO-DA-AGENDA-2030-EM-TERRITORIOS-VULNERAVEIS. Acesso em: 18/03/2025

Trabalho

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