NOVO OBSERVATÓRIO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORQUILHINHA/SC

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
NOVO OBSERVATÓRIO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORQUILHINHA/SC
Autores
  • Emily Sternberg Meller
  • Fernanda Maria Ferreira
  • manuela sartor cizeswski
  • Maria Eduarda Spier Anzolin
  • ELAINE GUGLIELMI PAVEI ANTUNES
  • Julia Brehm
  • Rubia Carminatti Peterson
  • Sara Medeiros dos Santos Pizzatto
  • Aline Eyng Savi
Modalidade
Extensão - Resumo
Área temática
Ciências, Engenharias e Tecnologias - Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/674275-novo-observatorio--analise-das-condicoes-de-acessibilidade-espacial-das-escolas-municipais-de-forquilhinhasc
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Acessibilidade Arquitetônica, Arquitetura Escolar, Investigação.
Resumo
A escola desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois é nesse ambiente que as crianças têm a oportunidade de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas, além de explorar a criatividade e se prepararem para o futuro. Dada a importância, há várias abordagens e uma delas é sobre o ambiente construído. A arquitetura escolar possibilita a criação de um ambiente propício para o aprendizado e deve ser projetada considerando aspectos pedagógicos, funcionais e estéticos, de maneira a proporcionar espaços adequados para o desenvolvimento das atividades educacionais. Toda a criança e adolescente tem seus direitos à educação resguardados constitucionalmente. A cada ano no Brasil, tem ocorrido um crescimento no número de matrículas de crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular, em especial pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência publicada em 2015. De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica em 2022, há quase 1,3 milhão de estudantes com deficiência. Desta, a fração maior sendo intelectual, seguida da deficiência física. Para estes alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, as barreiras físicas que a escola possui podem ser fator determinante na inclusão. Nesse cenário se insere o projeto de extensão Novo Observatório, que inicia a terceira edição (biênio 2023-2025). O objetivo geral é propor e desenvolver subsídios de acessibilidade espacial em áreas internas e externas das escolas públicas municipais em nível infantil e fundamental regular da cidade de Forquilhinha/SC. A metodologia consiste no diagnóstico com pesquisa bibliográfica acerca do tema e seus correlatos; e a fase propositiva com visita a cada uma das escolas públicas municipais para avaliação das condições de acessibilidade arquitetônica e posterior, elaboração do relatório ilustrado com identificação das incoerências encontradas com proposição de melhorias baseadas nas normativas brasileiras. Nas versões anteriores, foram visitadas as escolas dos municípios de Morro da Fumaça e Içara, resultando em 20 relatórios técnicos entregues. Os resultados apontaram que 73% das escolas respondiam possuir acessibilidade no Censo Escolar. Contudo, estavam em desacordo com uma série de itens levantados nas visitas. Entendeu-se que o desconhecimento técnico no preenchimento deste item resultava nessa incoerência. O cenário atual na cidade de Forquilhinha é de 06 escolas, que novamente declaram possuírem acessibilidade. Todavia, estima-se encontrar semelhança às edições anteriores, visto o entendimento de acessibilidade ser limitado. Por fim, a versão atual do projeto contará com Oficinas Temáticas, que buscam contribuir para que extensionistas e a comunidade envolvida construam e/ou consolidem entendimento sobre acessibilidade, qualidade dos espaços escolares, entre outros assuntos emergentes. Além de atividades lúdicas e de vivência com as questões que se interligam ao tema.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELLER, Emily Sternberg et al.. NOVO OBSERVATÓRIO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORQUILHINHA/SC.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/674275-NOVO-OBSERVATORIO--ANALISE-DAS-CONDICOES-DE-ACESSIBILIDADE-ESPACIAL-DAS-ESCOLAS-MUNICIPAIS-DE-FORQUILHINHASC. Acesso em: 14/12/2025

Trabalho

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