O BRINCAR E O APRENDER NO DOCUMENTÁRIO “TARJA BRANCA”: POR UMA ESCOLA COM MAIS INTERAÇÕES SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
O BRINCAR E O APRENDER NO DOCUMENTÁRIO “TARJA BRANCA”: POR UMA ESCOLA COM MAIS INTERAÇÕES SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA
Autores
  • Odecia Almeida de Souza da Silva
  • Amalhene Baeso Redig
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/684900-o-brincar-e-o-aprender-no-documentario-tarja-branca--por-uma-escola-com-mais-interacoes-sociais-e-relacoes-com-
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Brincadeira, escola, formação Humana
Resumo
O presente trabalho comunica a análise realizada sobre o documentário “Tarja Branca: a revolução que faltava” (2014) na compreensão do conceito do ato de brincar e suas inter-relações com o ato de aprender. As pesquisadoras, doutorandas do PPGE-UNESC, estabelecem aproximações conceituais entre as narrativas do documentário e as concepções teóricas intrínsecas nas obras e no pensamento do pedagogo e desenhista Francesco Tonucci. São estabelecidos debates quanto ao ato de brincar como necessidade biológica, social e cultural do ser humano, abordando as imbricações do pensamento neoliberal sobre a concepção de formação humana nas sociedades contemporâneas. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada no viés da pesquisa qualitativa bibliográfica. Além das obras citadas, foram entrecruzadas discussões teóricas de autores como Harari (2017), Harvey (2011), Cohn (2005) e Ivic (2010), que problematizam as concepções de formação humana disseminadas pelas instituições educativas contemporâneas. O documentário “Tarja Branca (2014) faz um apelo social para que possamos enxergar a vida de crianças e adultos sob outras perspectivas. Para a pedagoga Ana Lúcia Vilella, “[...] é na brincadeira que a criança vai sozinha aprender a achar solução para problemas, é onde ela vai aprender a colaborar, a conviver com os outros e com o diferente, a pesquisar, a ver tudo que existe com olhar criativo[...]” (Tarja Branca, 2014, 13:14 min). Ao brincar, a criança realinha o real, o viver, e é na relação com os objetos, a natureza, as outras crianças e os adultos que ela aprende os significados de estar no mundo. Os outros complementam a visão que a criança vai elaborando a partir das experiências únicas e intransferíveis. O documentário e as obras analisadas denunciam a lógica reversa que impera atualmente em relação à importância das interações sociais, mostrando que têm se efetivado culturas de isolamento físico e restrições de contato com outras crianças, outros adultos e, sobretudo, distanciamento do mundo natural. Tonucci (2020) salienta que, em décadas passadas, permitia-se que as crianças vivenciassem obstáculos, aventuras e riscos sem a supervisão intensiva de um adulto. Com isso, elas aprendiam a lidar com fracassos e sucessos. Atualmente, no entanto, adultos muitas vezes monitoram rigorosamente a vida das crianças, antecipando-se a qualquer risco e necessidade de resposta. Logo, para Tonucci (2020), o desejo de viver essas emoções fica aprisionado e pode se converter em comportamentos agressivos ou depressivos na adolescência ou na vida adulta. A partir das análises realizadas acredita-se em uma educação voltada à formação humana para a vida e não para atender os interesses do mercado. As mudanças de paradigmas sugeridas no documentário e nas obras de Tonucci podem indicar um novo caminho para a nossa sociedade, já tão desgastada de valores e compromissos éticos, propondo assim infâncias mais livre e felizes, com maior interação e comunhão com a natureza.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DA SILVA, Odecia Almeida de Souza; REDIG, Amalhene Baeso. O BRINCAR E O APRENDER NO DOCUMENTÁRIO “TARJA BRANCA”: POR UMA ESCOLA COM MAIS INTERAÇÕES SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/684900-O-BRINCAR-E-O-APRENDER-NO-DOCUMENTARIO-TARJA-BRANCA--POR-UMA-ESCOLA-COM-MAIS-INTERACOES-SOCIAIS-E-RELACOES-COM-. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes