Título do Trabalho
BRUXA OU AIA: OS CAMINHOS DESENHADOS PELO CAPITALISMO PARA A MULHER
Autores
  • Ana Paula Ferreira
  • Maria Cláudia da Costa Franco Silva D’Arcádia de Andrades
  • Édna Leite Ramos
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Classes sociais, Gênero, Sexualidade
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/252958-bruxa-ou-aia--os-caminhos-desenhados-pelo-capitalismo-para-a-mulher
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Capitalismo. Mulher. Igreja. Estado. Violência
Resumo
Nos últimos anos é notória a quantidade de artigos sobre empoderamento feminino, movimentos feministas ou temas voltados para a questão de gênero. Isso não quer dizer, contudo, que houve avanços substanciais os quais as feministas pudessem comemorar. Ainda somos mal remuneradas, trabalhamos mais tempo semanalmente do que o homem, o cuidado com os filhos é atribuído ainda em grande medida à mulher, a violência contra mulher é pauta de jornal de forma contínua. Mas, porque embora se fale sobre direitos da mulher, pouco se percebe alteração nos dados estatísticos? A alteração é lenta e gradual, pois se acredita que a situação só venha a se alterar com mudanças de ordem estrutural, elencadas com a ruptura do sistema capitalista, haja vista que na sua essência, o capitalismo nasceu e cresceu atrelado ao patriarcado. Para sustentar essa ideia, fez-se um diálogo entre duas obras, uma teórica, acadêmica, da historiadora Federici (2017) e a obra literária, de Atwood (2017), mostrando os caminhos que o capitalismo define para a mulher, entre o extermínio ou o controle de corpos, destinados a reprodução ou mão-de-obra de trabalhos pouco qualificados. Para esse comparativo, há um breve histórico do nascimento do capitalismo e em seguida, com base nos pilares defendidos por esse sistema, será enfatizado o quanto é perverso com as mulheres.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Ana Paula; ANDRADES, Maria Cláudia da Costa Franco Silva D’Arcádia de; RAMOS, Édna Leite. BRUXA OU AIA: OS CAMINHOS DESENHADOS PELO CAPITALISMO PARA A MULHER.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/252958-BRUXA-OU-AIA--OS-CAMINHOS-DESENHADOS-PELO-CAPITALISMO-PARA-A-MULHER. Acesso em: 22/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes