VALORES E CÓDIGOS DO/NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRIMEIRAS REFLEXÕES

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
VALORES E CÓDIGOS DO/NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRIMEIRAS REFLEXÕES
Autores
  • Marcos Severiano
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/749449-valores-e-codigos-dono-ensino-de-historia--primeiras-reflexoes
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Ensino de História, Valor do Ensino, Código Disciplinar.
Resumo
Enquanto os historiadores se debatiam, durante os séculos XIX e XX, em arquivos para consolidar suas pesquisas sobre o passado e elaboravam novas teorias para seus pares, os professores das redes básicas trabalhavam uma disciplina marcadamente influenciada por projetos nacionalistas e interesses elitistas. Os percursos do ensino de história desencadeiam inúmeros saberes que se mesclam na pluralidade do cotidiano e atribuem sentido aos acontecimentos e significam a realidade da sala de aula. Estes saberes dialeticamente se transformam na produção do conhecimento histórico na educação básica, dando formas e condições, mesmo que mínimas, do desenvolvimento de um olhar crítico por parte dos alunos e do próprio professor. O presente artigo visa discutir os percursos do Ensino de História, através de uma análise sobre a bibliografia desenvolvida dentro da disciplina de História do Ensino de História do Mestrado Profissional em História da Universidade Regional do Cariri, possibilitando um diálogo entre os textos trabalhados nas aulas e a realidade concreta, percebida através das legislações e práticas pedagógicas no decorrer da história do Brasil. Conceitos como Valor do Ensino e Código Disciplinar auxiliam na proposição de uma educação libertadora, que percebe no ensino de história a possibilidade para o desenvolvimento do senso crítico e olhar reflexivo dentro das escolas brasileiras, tornando-se fundamental diante dos embates hoje presentes que perpassam o sistema educacional. Para essa reflexão, pautaremos o diálogo entre as contribuições de Contreras (2021) acerca do valor formativo com a reformulação do Ensino Médio proposto pelo Estado Brasileiro em curso. O estudo continuo e aprofundado do sistema educacional brasileiro, das lutas nos espaços de poder pela construção das narrativas e legislações, bem como da autopercepção enquanto professores e protagonistas no exercício deste ensino tornam-se evidentes com as análises apresentadas, especialmente por Smith(2012) e Contreras (2021). Neste momento percebe-se que o saber histórico é capaz, não só, de mobilizar pensamentos e reflexões, mas também podendo servir como ferramenta de manutenção de quem está no poder. Havendo também uma forte conotação social neste ensino, focado na preparação de uma elite capaz de governar e apoiar a soberania nacional. Logo, o professor torna-se também agente ativo e fundante na construção desse saber, dialogando de forma interdisciplinar com os saberes da academia, as políticas públicas e a realidade concreta da sala de aula, avaliando os impactos dos processos desenvolvidos na escola e propondo alternativas para potencializar esse ensino.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SEVERIANO, Marcos. VALORES E CÓDIGOS DO/NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRIMEIRAS REFLEXÕES.. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/749449-VALORES-E-CODIGOS-DONO-ENSINO-DE-HISTORIA--PRIMEIRAS-REFLEXOES. Acesso em: 27/12/2024

Trabalho

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