O ENSINO DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ (2021): ENTRE O NEOLIBERALISMO E A DECOLONIALIDADE

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
O ENSINO DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ (2021): ENTRE O NEOLIBERALISMO E A DECOLONIALIDADE
Autores
  • Maria de Lourdes Santos Gomes
  • Francisco Egberto de Melo
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/765796-o-ensino-de-historia-na-proposta-curricular-do-estado-do-piaui-(2021)--entre-o-neoliberalismo-e-a-decolonialidade
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Ensino de História, Currículo, Reformas Educacionais, Neoliberalismo, Decolonilaidade
Resumo
O ENSINO DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ (2021): ENTRE O NEOLIBERALISMO E A DECOLONIALIDADE Maria de Lourdes Santos Gomes* (URCA) Francisco Egberto de Melo** (URCA) A pesquisa busca compreender quais são os conhecimentos históricos propostos a partir da Reforma do Ensino Médio no Documento Referencial Curricular do Piauí (DCR/PI), elaborado a partir das prescrições impostas pelas reformas educacionais em curso no Brasil - Lei 13.415/17 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a interferência dos grupos empresariais para a propagação da racionalidade neoliberal no ambiente escolar. Acreditamos que o estudo das prescrições curriculares pode evidenciar o tipo de ensino que se quer ofertar aos jovens estudantes, assim como, o modelo de cidadão que se deseja formar. Para tanto, investigamos as possibilidades de abordagens decoloniais no DCR/PI que se apresenta como uma proposta de ensino de História decolonial alinhada à uma Base Nacional Comum Curricular marcada pela presença dos preceitos neoliberais, pois entendemos que ambas têm projetos formativos divergentes. Dessa forma, buscamos compreender em que medida é possível, ou não, conciliar em um mesmo currículo, propostas pedagógicas emancipatórias, como a inserção do pensamento decolonial no currículo de História e, ao mesmo tempo, atender aos pressupostos da BNCC - História do Ensino Médio e do “Novo Ensino Médio”, que visam a flexibilização, a adaptação e a resiliência diante das oscilações e incertezas do mundo, típicas das relações neoliberais. A metodologia empregada é a análise de discurso, tendo como referência Foucault (2020). Analisamos as condições históricas, econômicas e políticas que possibilitaram a irrupção de determinados discursos de saber, colocados em circulação através de discursos pedagógicos, como forma de legitimar interesses de grupos hegemônicos, atentando para os dispositivos que postularam as reformas em curso no Brasil. A pesquisa está em andamento, até o momento temos como resultados: alinhamento do DCR/PI à pedagogia neoliberal evidenciado através da desvalorização das Ciências Humanas e a redução da carga horária de todo componente, introdução dos Itinerários Formativos e os seus endereçamentos para as relações de trabalho capitalistas, esvaziamento do conhecimento histórico consolidado pela historiografia; ao tempo que se distancia da decolonialidade ao reproduzir uma história eurocentrada. * Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória/URCA, bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) **Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Departamento de História – Programa ProfHistória (URCA)
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Maria de Lourdes Santos; MELO, Francisco Egberto de. O ENSINO DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ (2021): ENTRE O NEOLIBERALISMO E A DECOLONIALIDADE.. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/765796-O-ENSINO-DE-HISTORIA-NA-PROPOSTA-CURRICULAR-DO-ESTADO-DO-PIAUI-(2021)--ENTRE-O-NEOLIBERALISMO-E-A-DECOLONIALIDADE. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes