O CÓDIGO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA NA BNCC: UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
O CÓDIGO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA NA BNCC: UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores
  • Aurineide Alves De Oliveira Miranda
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/766456-o-codigo-disciplinar-de-historia-na-bncc--uma-reflexao-sobre-teoria-e-pratica-no-ensino-fundamental
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Código disciplinar, História, BNCC, Competências.
Resumo
O presente artigo traz uma reflexão e discussão quanto a historiografia do código disciplinar de História nas escolas brasileiras e a relação existente entre a teoria e prática no Ensino Fundamental nas aulas de história de acordo com a BNCC. É preciso olhar para o processo de construção e consolidação da disciplina de história e poder comparar o que diz os textos do documento da Base, no tocante as competências para o ensino de história, e as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores na escola. Tem como objetivo compreender o que leva à constantes mudanças no currículo no decorrer da história na educação brasileira e discutir se o que está presente no currículo do ensino de história realmente é vivenciado na sala de aula. Para buscar essa reflexão e compreensão de como acontece na teoria e prática o ensino de história no ambiente escolar, vamos citar a trajetória do código disciplinar dessa disciplina através dos trabalhos acadêmicos já produzidos nessa temática com diversos pesquisadores/autores da área. Além de consultar e analisar a BNCC na parte que traz especificamente as competências que devem ser desenvolvidas nas aulas de história, fazendo um paralelo com didáticas que observamos e vivenciamos no chão da sala de aulas nas escolas públicas brasileiras. Com base nos objetivos deste trabalho, podemos concluir que o código disciplinar de História passou por muitas mudanças, objetivos, de acordo com o contexto político e social do país desde que a História se tornou uma disciplina escolar. Todas as alterações aconteceram diante de situações em que os valores da classe dominante, do Estado, mudavam de rota. Também é possível percebermos as atuações dos professores de História no tocante a luta pelo espaço da democracia e da inclusão de temas mais realistas no currículo da disciplina. Mesmo que isso não ocorreu até hoje de forma tão prática- nos materiais didáticos- mas já existe a possibilidade de propormos em sala de aula temas transversais -que abrem espaço para um debate mais real com os alunos sobre os temas sociais e plurais da contemporaneidade. Conclui-se que, as mudanças ocorridas no código disciplinar estão ligadas ao contexto político e social do país e que é necessário diminuir a distância do que tem no currículo e o que se consegue desenvolver nas aulas de História, olhando para a realidade dos alunos e seus saberes.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Aurineide Alves De Oliveira. O CÓDIGO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA NA BNCC: UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL... In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/766456-O-CODIGO-DISCIPLINAR-DE-HISTORIA-NA-BNCC--UMA-REFLEXAO-SOBRE-TEORIA-E-PRATICA-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes