A BNCC E SEUS IMPACTOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A BNCC E SEUS IMPACTOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE
Autores
  • JOSIANE DAVID SATT
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
  • SIMONE BARRETO ANADON
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/380635-a-bncc-e-seus-impactos-no-contexto-da-pratica-docente
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Política Curricular, Base Nacional Comum Curricular, Docência.
Resumo
A ideia de que a melhoria da educação brasileira estava atrelada à construção de uma Base Nacional Comum Curricular ganhou espaço no discurso dos governantes a partir de 2013. Nessa direção, visões distintas sobre projetos de sociedade e educação são colocadas em movimento e, é em meio a tais disputas, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é construída. Esta investigação tem como objetivo identificar como os docentes percebem a implementação da BNCC no cotidiano do fazer pedagógico nas instituições de ensino. A pesquisa busca compreender a implementação da BNCC, e a construção do Referencial Curricular local por ela demandada, a partir da visão de nove professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da cidade do Rio Grande, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Problematiza-se como essa política curricular chega até os professores e professoras e de que forma pode transformar a prática docente. Interessa entender como os professores e as professoras relacionam-se com tal política e de que forma lhe dão sentidos e significados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, que tem como técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com docentes e com gestores da Secretaria Municipal de Educação que encaminharam a construção do Referencial Curricular local. Para o trabalho analítico, dialoga-se com os estudos sobre currículo de Lopes e Macedo (2011), que afirmam que as políticas curriculares enfatizam um único caráter do currículo, qual seja o prescritivo; assim como, com Tura e Pereira (2013), que indicam uma estreita relação entre currículo, conhecimento e poder; e, por fim, com a abordagem teórico metodológica do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992), que, através dos contextos de influência, da produção de texto e da prática, procuram compreender de maneira crítica os percursos e processos, os diferentes atores e as relações de poder estabelecidas, desde a proposição de uma política pública, até sua recontextualização no contexto da ação. Entre as conclusões parciais encontradas a partir do primeiro movimento de coleta de dados observa-se que o Documento Curricular local foi construído de forma açodada e pouco participativa, e bastante alinhado à BNCC. Percebe-se a existência de um discurso que responsabiliza o professor pelo sucesso ou fracasso da escola nas avaliações nacionais, e, por fim, identifica-se um processo de intensificação do trabalho docente relacionado a questões de controle sobre o que é ensinado e aprendido na escola.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SATT, JOSIANE DAVID; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira; ANADON, SIMONE BARRETO. A BNCC E SEUS IMPACTOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/380635-A-BNCC-E-SEUS-IMPACTOS-NO-CONTEXTO-DA-PRATICA-DOCENTE. Acesso em: 28/04/2025

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