COMO UM IMÃ: POTÊNCIAS DO PENSAR, PRATICAR E VIVER CURRÍCULOS INOVADORES EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
COMO UM IMÃ: POTÊNCIAS DO PENSAR, PRATICAR E VIVER CURRÍCULOS INOVADORES EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS
Autores
  • Verônica Domingues Almeida
  • Joaquim António de Sousa Pintassilgo
  • Fernando Hernández-Hernández
  • Gabriel Torelly Fraga Corrêa da Cunha
Modalidade
Simpósio (sob indicação da Coordenação do Evento)
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/398311-como-um-ima--potencias-do-pensar-praticar-e-viver-curriculos-inovadores-em-diferentes-espacos-educativos
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo; Inovação Pedagógica; Mestrado Profissional em Educação.
Resumo
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS INSTITUINTES EM UM CURRÍCULO INOVADOR: O CASO MPED-UFBA Verônica Domingues Almeida* UFBA RESUMO Este artigo discorre sobre a proposta curricular inovadora do curso de Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia, destacando dispositivos de retroalimentação curricular da proposta que são delineados por meio da centralidade de pesquisas no e sobre o currículo, como concretização de Investigações em Campo Piloto, bem como dos Trabalhos de Conclusão. Tensiona concepções de currículo e de inovação lineares, descontextualizadas social e culturalmente, monológicas e homogeneizantes. Discute perspectivas conceituais e analíticas de inovação na proposta curricular do curso de mestrado, estabelecendo diálogo com resultados da segunda fase de uma das Investigações em Campo Piloto. Apresenta um inventário de inovações instituintes gestadas em pesquisas sobre o currículo delineadas em itinerários formativos forjados no mestrado em tela.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Verônica Domingues et al.. COMO UM IMÃ: POTÊNCIAS DO PENSAR, PRATICAR E VIVER CURRÍCULOS INOVADORES EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/398311-COMO-UM-IMA--POTENCIAS-DO-PENSAR-PRATICAR-E-VIVER-CURRICULOS-INOVADORES-EM-DIFERENTES-ESPACOS-EDUCATIVOS. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes