O PAPEL DO CURRÍCULO NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
O PAPEL DO CURRÍCULO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Autores
  • EDILEUSA NASCIMENTO JACYNTHO
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/413675-o-papel-do-curriculo-no-ambiente-educacional
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Palavras Chaves: Ambiente Educacional, Proposta Curricular, Currículo.
Resumo
O trabalho a ser apresentado partiu do questionamento, para que e a quem servirá as mudanças nas políticas curriculares atuais. A Base Nacional Comum Curricular já é uma realidade em todas as escolas brasileiras e, enquanto participantes desse discurso, faz-se necessário um contínuo refletir sobre o currículo escolar. Defendemos que o currículo não é prescrito, mas construído diariamente pelos envolvidos no processo e é essa ação contínua que busca promover uma educação de qualidade e democrática para os estudantes. A teoria do discurso pensada por Laclau e Mouffe e o estudo sobre currículo pensado por Lopes (2006, 2014, 2015, 2018), Lopes e Macedo (2011) e Macedo (2006, 2015) deram sustentação teórica à pesquisa. A estratégia investigativa foi a bibliográfica juntamente com a documental. Artigos de pesquisadores, capítulos de livros, bem como o texto da Base compõem a empiria do trabalho. Investigar os sentidos atribuídos ao currículo se faz necessário para que possamos entender a educação praticada. O currículo não é uma seleção de conteúdos listados nos livros, é um processo cultural e sendo assim os conteúdos devem ser uma escolha, uma negociação de sentidos entre os pares. Acompanhamos Lopes e Macedo (2011) quando afirmam que a política deve ser compreendida tanto como discurso como textos. Nesse caso, a política está sujeita a diferentes influências que podem ser legitimadas pela via do discurso (disputas, compromissos, interpretações e reinterpretações) estabelecendo negociações pelas influências dos sentidos e significados nas leituras a serem realizadas. Os textos podem ser suscetíveis conforme as leituras, variando em função da história, compromissos, recursos e contexto de leitura. Tomando de empréstimo o pensamento de Laclau (1996a) em que nos apresenta o pensamento de que o universalismo é uma idealização inalcançável, mas, tem também, ao seu lado, o particularismo. Sendo assim esses fragmentos universais e particularistas vão sempre estar lado a lado, um completando o outro e vice-versa. Ao trilharmos esse caminho, vamos observar uma relação com a questão de poder que na afirmação de Mouffe (2007) vem sendo possível intuirmos que as políticas do currículo são imbricadas, e compreende-se “que o político e a política não se separam”. Pelo percurso, conclui-se que nesse momento da pesquisa, que o currículo possa ser entendido como uma mistura de experiências escolares, uma visão social que seja possível desenvolver a identidade do estudante. A construção de uma proposta curricular que seja alternativa possível para o desenvolvimento das políticas do currículo enriquecendo o processo de construção do conhecimento no ambiente educacional.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JACYNTHO, EDILEUSA NASCIMENTO. O PAPEL DO CURRÍCULO NO AMBIENTE EDUCACIONAL.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/413675-O-PAPEL-DO-CURRICULO-NO-AMBIENTE-EDUCACIONAL. Acesso em: 25/04/2025

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