UM CURRÍCULO DIFERENCIADO E ESPECÍFICO PARA OS ESTUDANTES COM TDAH?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
UM CURRÍCULO DIFERENCIADO E ESPECÍFICO PARA OS ESTUDANTES COM TDAH?
Autores
  • Rhaissa de Alvarenga Coelho Martins
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Diversidade e Didáticas
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420282-um-curriculo-diferenciado-e-especifico-para-os-estudantes-com-tdah
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo. TDAH. Governo. Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado que se constituiu como um estudo sobre o que os currículos – de duas escolas de Belo Horizonte (uma da rede pública municipal e outra da rede privada) – fazem com os/as alunos/as diagnosticados/as com o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e com aqueles/as que estão sob suspeita de um diagnóstico, bem como o que as crianças fazem com o currículo. Este trabalho objetiva mostrar e analisar as estratégias de poder utilizadas para melhor governar o indivíduo e fazer com que esses alunos/as diagnosticados com TDAH aprendam em um currículo específico. Os sujeitos que compõem a pesquisa são estudantes do 6° e 7° ano dos anos finais do Ensino Fundamental. O argumento desenvolvido é o de que estudantes diagnosticados com TDAH, após o processo de identificação, diagnóstico e medicalização de seus corpos, ganham mais visibilidade nos currículos investigados. Assim, passam a receber, em determinados momentos, um currículo diferenciado do currículo ofertado aos/às colegas, e, em outros, são desconsiderados exatamente porque demandam esse trabalho individualizado que nem sempre os professores se sentem em condições ou tem tempo para oferecer. Para desenvolver esse argumento e apresentar os resultados de pesquisa, utilizei uma composição metodológica entre elementos da etnografia educacional pós-moderna, tais como: observações no cotidiano da escola; leitura e análise dos diferentes textos escolares; relatórios médicos e psicológicos; observação das aulas com registro em diários de campo; observação dos/as estudantes em outros espaços da escola; entrevistas e conversas informais com professores/as, estudantes e coordenadores/as das escolas; e análise do discurso de inspiração foucaultiana. Este trabalho mostra, portanto, que na escola Sinfonia há uma certa primazia dos conteúdos escolares, das avaliações, das classificações e do desempenho do aluno/a no processo de ensino-aprendizagem. Esse currículo é marcado pela ideia de que o estudante diagnosticado/a alcance as habilidades, conhecimentos e competências exigidas a eles/as mediante aquilo que as avaliações diagnósticas, os relatórios neuropsicológicos e o laudo médico evidenciaram em relação a ele/a. Monitora-se constantemente sua aprendizagem verificando como tem sido o desenvolvimento do aluno/a conforme as normas estabelecidas nesse currículo. Porém, na Escola Aquarela não acontece de igual maneira, pois é utilizado com primazia o discurso pedagógico para se avaliar o desempenho do estudante, não se operacionaliza tanto com as prescrições médicas ou psicológicas do que fazer com o aluno/a. No currículo diferenciado da Escola Aquarela avalia-se mediante o comportamento do indivíduo, não se desconsidera o aspecto da aprendizagem, mas há uma certa primazia em avaliar esse sujeito em meio ao seu modo de agir e ser.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Rhaissa de Alvarenga Coelho. UM CURRÍCULO DIFERENCIADO E ESPECÍFICO PARA OS ESTUDANTES COM TDAH?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420282-UM-CURRICULO-DIFERENCIADO-E-ESPECIFICO-PARA-OS-ESTUDANTES-COM-TDAH. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes