CURRÍCULO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CURRÍCULO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • Ciro Carlos Antunes
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Linguagens
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420777-curriculo-e-linguagem--perspectivas-e-possibilidades-de-ensino-de-lingua-portuguesa
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Linguagem, Língua portuguesa, Tecnologia, Gêneros e tipos textuais.
Resumo
O currículo e linguagem insere-se ao processo de ensino através do currículo real e das possibilidades de ensino da linguagem por meio da língua, quando há adequação do currículo ideal com a cultura local para ensino de língua portuguesa (BRASIL, 2021). Na atualidade, a revolução tecnológica apressou o currículo escolar com novos conteúdos e difundiu a desigualdade social através da exclusão, porque esses recursos tecnológicos permeiam a ascensão à ciência e aos bens imateriais. No Brasil, as perspectivas e possibilidades de ensino de língua tem a tendência à exclusão, porque há um caminho paralelo a democratização do acesso, permanência aos níveis de ensino (RUBIO, 2019). O ensino de língua portuguesa dá-se com mais pessoas a estudar para disseminar o conhecimento didático-científico através do currículo e das linguagens. A qualidade do ensino de língua oficial centra-se na propriedade do currículo e do discurso pedagógico, que se faz da linguagem que se ensina através dos métodos, estratégias que se aplica ao fazer didático-pedagógico com gêneros e sequências textuais (ANTUNES et al., 2020; SOARES, 2021). O objetivo deste trabalho foi sistematizar à literatura que tecia conceitos de: currículo e linguagem sob as perspectivas e desafios do ensino de língua portuguesa. Assim, a ação do espírito faz-se em compreender e ressignificar os gêneros: textuais e tipos para a atuação do sujeito em espaços sociais para a performance de usuários falantes da língua oficial. O método de pesquisa foi qualitativa com abordagem explicativa e procedimentos de pesquisa bibliográfica. Este trabalho traz a sistematização e recuperação da revisão de literatura e divulgação científica que estavam em uso corrente e necessita de um levantamento para um exame acurado, no que tange, ao currículo e linguagem (GIL, 2002, 2008; YIAN, 2001). Os resultados obtidos foram que currículo e linguagem permeia o sistema de ensino e se subdivide em blocos: currículo comum e parte diversificada, mas nessas partes se ensina com a linguagem. Os elementos proeminentes ao currículo norteiam o conteúdo e o sentido da escola foi a confusão da cultura em suas múltiplas grandezas sociais, econômicas e políticas. A presença encorpada de invenções científicas e tecnológicas; simultaneamente, com a variedade de elocuções e códigos no dia a dia. O currículo e linguagem compõe a sistematização do ensino por meio de conteúdos programáticos e uso de um discurso pedagógico letivo que inclui perspectiva de aprendizagem por meio dos gêneros e tipos textuais, concomitantemente, com os desafios de ensinar língua com os recurso tecnológicos em: sítios, plataformas e aplicativos digitais. O currículo e linguagem tem como cerne uma escola que apreende, um professor que meio colabora com seus alunos no processo de formação. Por fim, o currículo e linguagem foram espaços de cultura das capacidades de linha de aprendizagem. Acrescidos de primazia da envergadura de leitura e de escrita com a juntura das competências para aprender junto a contextualização, adaptação, imanente no mundo do trabalho e convivo social.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANTUNES, Ciro Carlos. CURRÍCULO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420777-CURRICULO-E-LINGUAGEM--PERSPECTIVAS-E-POSSIBILIDADES-DE-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes