CURRÍCULO ESCOLAR E A DESCOLONIZAÇÃO DAS MENTES NA GUINÉ-BISSAU: DINÂMICA E PERSPECTIVAS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CURRÍCULO ESCOLAR E A DESCOLONIZAÇÃO DAS MENTES NA GUINÉ-BISSAU: DINÂMICA E PERSPECTIVAS
Autores
  • Carrecor Pereira
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Cotidianos
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421040-curriculo-escolar-e-a-descolonizacao-das-mentes-na-guine-bissau--dinamica-e-perspectivas
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo escolar, Descolonização das mentes, Guiné-Bissau.
Resumo
O presente trabalho constitui o ponto de partida para o projeto de pesquisa sobre a temática, tendo como objetivo compreender o papel do currículo escolar no processo da descolonização das mentes na Guiné-Bissau no período pós-independência de 1973 - 2000. A pesquisa é de caráter qualitativo. O currículo escolar pode ser compreendido como um produto da prática cultural de uma determinada sociedade e não apenas como um documento que organiza exclusivamente o espaço escolar como tem sido definido. A sua elaboração envolve relações de poder e identidade. O debate sobre a relação do currículo escolar e a descolonização das mentes na base da problematização das realidades sociais dos povos colonizados tornou necessário, porque além de contribuir para transformação da lógica reprodutivista da colonialidade ocidental hegemônica, também é uma forma de libertar da dominação, alienação, exploração e sobretudo da colonialidade, fundamentalmente de saber. Pois, sendo um lugar de disputa ele pode desempenhar um papel fundamental tanto para impôr certas logicas aos outros povos e manter status quo assim como também pode ter função de emancipadora, isto é, possibilitar a formação da consciência crítica e descolonizar as mentes numa determinada sociedade colonizada. Na Guiné-Bissau, o currículo escolar teve funções diferenciados a partir de períodos e contextos históricos distintos. Embora a ausência de um currículo escolar sistematizado como temos atualmente, antes da colonização portuguesa, já havia formas de aprendizagem com seus métodos, esse processo contemplava o ensino sobre a natureza que a rodeia, valores socioculturais e entre vários outros campos de saberes. Com a colonização, e principalmente através da educação colonial, o currículo escolar teve um papel imprescindível na imposição das logicas ocidentais. E, nas zonas libertadas e após expulsão do colonizador, o currículo passou a ter um papel importante no processo de transformação social, na medida que possibilitava a criação das condições básicas para reconstrução nacional de valores socioculturais, econômicos e políticas a partir das realidades locais que organizava e contribuía para o bem estar social, descolonização as mentes. No entanto, rapidamente apesar da crônica instabilidade política, as mazelas da luta pela libertação nacional e os condicionantes financeiros levaram o país ao liberalismo, este último por sua vez, condicionou o Estado bissau-guineense a abandonar políticas de reconstrução nacional que incluía área da educação o caso da vigilância epistêmica em prol da implementação do Plano de Ajustamento Estrutural e recomendações dos organismos internacionais em particular Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Carrecor. CURRÍCULO ESCOLAR E A DESCOLONIZAÇÃO DAS MENTES NA GUINÉ-BISSAU: DINÂMICA E PERSPECTIVAS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421040-CURRICULO-ESCOLAR-E-A-DESCOLONIZACAO-DAS-MENTES-NA-GUINE-BISSAU--DINAMICA-E-PERSPECTIVAS. Acesso em: 27/04/2025

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