A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: COMO APARECEM?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: COMO APARECEM?
Autores
  • Kelly de Santana Santana
  • Cristiane dos Santos Bispo
  • Elisa Prestes Massena
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/422049-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-nos-curriculos-da-licenciatura-em-quimica--como-aparecem
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Educação étnico-racial. Formação de professores de Química. Currículo.
Resumo
O campo de formação docente ao longo dos anos passou por mudanças significativas, especialmente no currículo disciplinar. Uma dessas modificações foi realizada devido à Lei 10.639/03, pelo Conselho Nacional de Educação com a inclusão do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino básico e superior (BRASIL, 2003). Dessa maneira, a discussão da educação étnico-racial na formação inicial, passa a corroborar para a construção da identidade docente e o seu papel como agente político e pedagógico (GOMES; SILVA, 2007). Tendo isso em vista, temos por objetivo identificar os possíveis desafios e perspectivas para a discussão da educação étnico-racial em cursos de licenciatura em Química de Universidades Públicas da Bahia. Como percurso metodológico analisamos a ementa curricular em vigor dos cursos de Licenciatura em Química de duas Universidades Públicas, identificando se haviam disciplinas que abordavam a educação das relações étnicos-raciais e o currículo lattes dos professores da área de ensino de química que ministram as disciplinas pedagógicas. Para sistematizar os dados utilizamos a Análise Textual discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2016). Desta forma, codificamos as instituições como X e Y, e elencamos a priori duas categorias de análise, sendo elas: a) Disciplinas e a Lei 10.639/03 e b) Publicações realizadas pelos docentes e suas linhas de pesquisas. Como resultados da análise na categoria a, identificamos nas duas instituições apenas uma disciplina que aborda o assunto. Na instituição X a disciplina da educação e relações étnico-raciais é obrigatória, e é ofertada no sexto semestre. Na instituição Y a disciplina Educação Química na Diversidade Sociocultural, é obrigatória e é ofertada no terceiro semestre. Em relação a categoria b, na instituição X, verificamos que nenhum dos cinco docentes realizou pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais, e suas linhas de pesquisas versam principalmente sobre Formação de Professores; Ensino de Ciências. Na instituição Y, dos quatro professores de Ensino de Ciências no curso, apenas dois têm publicações sobre as relações étnico-raciais, sendo um trabalho de conclusão de curso e um artigo científico. Sendo que o artigo foi desenvolvido em parceria entre esses dois docentes e uma mestre. Com relação às linhas de pesquisas, os docentes da instituição Y, têm como foco principal a formação de professores; Currículo; Ensino de Ciências. Com isso, podemos considerar que as duas instituições investigadas implementaram a Lei 10.639/03 em seus currículos recentemente, entretanto, é perceptível que existe uma carência de docentes que investiguem sobre a temática, e isso posteriormente pode interferir no ensino dessa disciplina para os licenciandos, que poderão ter discussões sobre a temática comprometida.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Kelly de; BISPO, Cristiane dos Santos; MASSENA, Elisa Prestes. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: COMO APARECEM?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/422049-A-EDUCACAO-DAS-RELACOES-ETNICO-RACIAIS-NOS-CURRICULOS-DA-LICENCIATURA-EM-QUIMICA--COMO-APARECEM. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes