ACEITABILIDADE DA MERENDA ESCOLAR ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS DE OURO BRANCO, MG

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
ACEITABILIDADE DA MERENDA ESCOLAR ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS DE OURO BRANCO, MG
Autores
  • Karine Vieira
  • Kamila Maria Vieira Duarte
  • Lívia Mariane de Oliveira
  • Gabriella Alessandra Oliveira Braga
  • Nair Tavares Milhem Ygnatios
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Alimentos e Alimentação Coletiva
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/376931-aceitabilidade-da-merenda-escolar-entre-alunos-do-ensino-fundamental-de-escolas-municipais-urbanas-de-ouro-branco
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
merenda escolar, consumo alimentar, escolares.
Resumo
Introdução: A merenda escolar faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de complementar a alimentação diária dos escolares. O programa propõe melhorar o desenvolvimento e crescimento dos estudantes enquanto presentes nas escolas. Objetivo: Avaliar a aceitabilidade da merenda escolar de seis escolas do município de Ouro Branco-MG. Métodos: A presente pesquisa trata-se de um estudo transversal desenvolvido com uma amostra probabilística de escolares de ambos os sexos, de sete a dez anos de idade, matriculados em todas as seis escolas urbanas do município que contemplam do segundo ao quinto ano, correspondente à faixa etária em estudo. O método utilizado na avaliação da aceitabilidade da alimentação escolar foi a escala hedônica facial mista de cinco pontos, sendo consideradas bem aceitas as preparações que obtiveram percentual igual ou maior que 85%. Também foi determinada a rejeição/indiferença (soma das categorias detestei, não gostei e indiferente) dos alunos às preparações em estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Santa Rita – FaSaR, mediante parecer número: 3.335.866. Resultados: Dos 445 participantes do estudo, 55,74% eram meninas. Foram avaliadas o total de 19 preparações de diferentes tipos, diversificadas de escola para escola. A escola que obteve o maior índice de aceitabilidade foi a escola “A”, onde todas as preparações apresentaram percentual superior a 89%. Já as escolas “E” e “F” obtiveram menor aceitabilidade, com apenas duas refeições com percentuais acima de 88,89%. As preparações: arroz branco, feijão tropeiro e salada de couve com tomate (escola “A”), sopa de legumes (escola “D”), macarronada à bolonhesa (escola “E”) apresentaram aceitabilidade de 100%. De modo geral, pode-se inferir que a adesão ao PNAE é baixa. O índice de aderência foi classificado como baixo e muito baixo para todas as escolas. Somente a escola “C” que apresentou índice de aderência médio. Conclusão: Conclui-se que existe a necessidade de ampliação da adesão e aceitação das preparações do cardápio pelos alunos. A implementação das fichas técnicas de preparo padronizará as técnicas de preparo em todas as escolas. Além disso, ações de educação nutricional podem contribuir para a valorização da alimentação escolar pelos alunos.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Karine et al.. ACEITABILIDADE DA MERENDA ESCOLAR ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS DE OURO BRANCO, MG.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/376931-ACEITABILIDADE-DA-MERENDA-ESCOLAR-ENTRE-ALUNOS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-DE-ESCOLAS-MUNICIPAIS-URBANAS-DE-OURO-BRANCO. Acesso em: 25/04/2025

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