APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO HÍBRIDO: POTENCIALIDADES SOBRE O CICLO INVESTIGATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 04/07/2022 - ISSN: 2595-3168

DOI
10.29327/VIIIEPEM.463102  
Título do Trabalho
APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO HÍBRIDO: POTENCIALIDADES SOBRE O CICLO INVESTIGATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Izabela Cristina Bezerra da Silva
  • Gilda Lisbôa Guimarães
Modalidade
Comunicação Científica (CC)
Área temática
Eixo 1 - Tecnologias digitais da informação e da comunicação, cibercultura e ensino a distância, ensino remoto (ou híbrido) e suas relações com a Educação Matemática.
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiepem/463102-aprendizagem-de-estatistica-no-ensino-hibrido--potencialidades-sobre-o-ciclo-investigativo-nos-anos-iniciais-do-e
ISSN
2595-3168
Palavras-Chave
Educação Estatística, Ensino Híbrido, Ciclo Investigativo, Literatura Infantil.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência de atividades vivenciada por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando literatura infantil para a compreensão de conceitos estatísticos através do ensino híbrido. Para alcançar o objetivo realizamos um estudo qualitativo por meio de diagnose e intervenção com uma turma de uma escola localizada no município de Jaboatão dos Guararapes. Como resultado constatou-se a viabilidade do ensino híbrido em aula presencial/remota para a aprendizagem de Estatística pelos alunos. A partir da literatura infantil, os alunos compreenderam a função de uma pesquisa com dados reais comparados com dados fictícios e aprenderam os conceitos de cada fase do ciclo investigativo. A mediação da pesquisadora/professora foi essencial durante as atividades propostas, levando os alunos a refletirem sobre as fases e suas relações, sistematizando os conceitos e estimulando os alunos a participação ativa.
Título do Evento
VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Izabela Cristina Bezerra da; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO HÍBRIDO: POTENCIALIDADES SOBRE O CICLO INVESTIGATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática. Anais...Caruaru(PE) Webconferência, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIEPEM/463102-APRENDIZAGEM-DE-ESTATISTICA-NO-ENSINO-HIBRIDO--POTENCIALIDADES-SOBRE-O-CICLO-INVESTIGATIVO-NOS-ANOS-INICIAIS-DO-E. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes