O CHÃO QUE VOCÊ PISA: PRÁTICAS INTINERANTES PARA O ENSINO DE SOLOS

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O CHÃO QUE VOCÊ PISA: PRÁTICAS INTINERANTES PARA O ENSINO DE SOLOS
Autores
  • Natália Pereira Fonceca
  • Humberto Catuzzo
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/442489-o-chao-que-voce-pisa--praticas-intinerantes-para-o-ensino-de-solos
ISSN
Palavras-Chave
Ensino de solos, Práticas Pedagógicas, Interdisciplinaridade.
Resumo
As diversas narrativas que circundam os campos educacionais — num panorama contemporâneo — caminham em direcionamentos divergentes, ao mesmo tempo que o avanço tecnológico, a virtualização dos mecanismos de ensino e aprendizagem atuam de modo incidente na dinâmica educacional em que se estruturou a metodologia de ensino nos dias atuais. Neste sentido, o estudo de solos —em seu contexto curricular no Ensino da Geografia—, apresentou ao longo dos tempos, incompatibilidades e lacunas não abordadas no ensino regular, e neste intento, o projeto aqui evidenciado tem buscado atender aos desafios implicados ao ensino da Geografia, e, particularmente a busca da interdisciplinaridade com os conteúdos abordados em sala de aula. O panorama desencadeado pela pandemia do Covid-19, acentuou déficits educacionais, bem como ao conteúdo do ensino de solos com uma concepção antagônica e rasa aos materiais didáticos, o que gera um agravamento no entendimento dos alunos da educação básica sobre a compreensão do espaço em que se vive. O ensino de solos, em amplo espectro, detém de uma importância que revigora o entendimento físico da terra, mas também a sua contextualização com o espaço que se vive, o solo que nos alimenta, nos proporciona morada e que abriga diversas espécies que compõe a dinâmica que existe na atmosfera. Para além da conceituação do solo, as perspectivas que nele são empregadas, também revigoram espaços do imaginário que se estruturam a cultura e a memória de um povo, como parte de um patrimônio que se altera e é alterado, que evolui, e que é parte de um todo, ao mesmo tempo que pertence a particulares horizontes que integram o mosaico científico e sociocultural no Brasil; deste modo, o estudo de solos, é uma área de conhecimento interdisciplinar. Fundamentado nisso, este projeto tem por objetivo promover através das práticas pedagógicas, o amplo alcance do ensino de solos, a composição de materiais didáticos, a versatilidade das dinâmicas em que se estruturam o ensino público, além de fomentar o aprimoramento entre o universo acadêmico com a formação de professores. O projeto se encontra em fase de desenvolvimento de práticas, e já atuou de forma presencial em diversas escolas públicas do município de Diamantina-MG. Atualmente, está concentrado na elaboração das práticas para o modelo virtual, buscando as conexões plurais existentes, como o ensino de solos e o aporte cultural brasileiro, como pinturas, obras clássicas, músicas e demais elementos.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONCECA, Natália Pereira; CATUZZO, Humberto. O CHÃO QUE VOCÊ PISA: PRÁTICAS INTINERANTES PARA O ENSINO DE SOLOS.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442489-O-CHAO-QUE-VOCE-PISA--PRATICAS-INTINERANTES-PARA-O-ENSINO-DE-SOLOS. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes