“SOMOS CONTRA O PRECONCEITO”: CONHECER, REFLETIR, COMPARTILHAR

Publicado em 11/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-410-9

Título do Trabalho
“SOMOS CONTRA O PRECONCEITO”: CONHECER, REFLETIR, COMPARTILHAR
Autores
  • Elisabete Cardieri
Modalidade
Sessões de Diálogos - Resumo Expandido
Área temática
CULTURAS ESCOLARES E FORMAÇÕES ÉTICO-ESTÉTICAS
Data de Publicação
11/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/375263-somos-contra-o-preconceito--conhecer-refletir-compartilhar
ISBN
978-65-5941-410-9
Palavras-Chave
preconceito, filosofia, Ensino Fundamental
Resumo
As reflexões e ações contra o preconceito (em suas várias expressões) são sempre necessárias em qualquer momento da vida. Fatos e dados divulgados no Brasil e no mundo expressam inúmeras situações em que pessoas e grupos tem a dignidade ameaçada e violentada por manifestações diretas e/ou estruturais de discriminação e exclusão. O acesso aos conceitos, informações, dados e gráficos, documentários pode contribuir para o desenvolvimento da problematização e reflexão mais críticas diante reportagens veiculadas pela mídia. Esta foi a proposta do percurso desenvolvido com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, durante o 2º trimestre de 2020, no Colégio Notre Dame (Rede Azul), localizado no município de São Paulo. As atividades vinculam-se ao componente curricular de Filosofia e, em razão da pandemia, foram realizadas na modalidade a distância, mas com envolvimento significativo das turmas. Considerando-se que estamos com um grupo de adolescentes (com 12 ou 13 anos), reflexões iniciaram-se no primeiro trimestre com atividades que convidavam cada uma/um a reconhecer semelhanças e diferenças pessoais e com os colegas de classe. A proposta era perceber as próprias escolhas que se manifestam nos gostos, atividades, comidas, lazer, músicas, séries e observar as diferenças (e semelhanças) que os amigos expressam. E a construção do percurso resultou na constatação do valor ao respeito a si e aos outros, ao que cada uma/um escolhe, mas, sobretudo, à singularidade, ao jeito de ser que cada pessoa é e expressa em seus gestos, ações, em sua vida. E, seguimos indagando, sobre as situações em que não há respeito ao outro, ao modo de ser e de viver pessoal ou de um grupo, e logo nomearam os vários preconceitos presentes em nossa sociedade. Iniciamos então, o trabalho específico sobre preconceitos que foi desenvolvido em três etapas. Partimos de um combinado coletivo para a primeira etapa: conhecermos e compartilharmos informações e reflexões sobre os tipos de preconceitos, a partir de pesquisas individuais e, posteriormente, organizadas em grupo e apresentadas aos colegas nos encontros virtuais. Durante as conversas foram escolhidos os preconceitos: racial, de gênero, contra os pobres, religioso, geracional, regional, contra estrangeiros. Ao realizarem as pesquisas individuais e depois compartilharem no grupo, as/os estudantes puderam reconhecer a importância da coleta de informações diferenciadas que cada colega trouxe para o momento da síntese e da preparação da apresentação. Identificar o conceito (a definição), coletar dados e gráficos, selecionar reportagens e imagens relativas ao tipo de preconceito investigado foram os itens assumidos para orientar a apresentação. E o melhor nesse processo foi efetivamente combinar com eles cada etapa, o que seria trabalhado e apresentado. Ou seja, neste primeiro momento, o compromisso assumido por todos foi: pesquisar e compartilhar informações importantes para ampliar a compreensão de todos sobre os preconceitos e como se manifestam em nossa sociedade. Os momentos de apresentação foram preciosos: cada grupo preparou e expôs seus achados de forma madura, cuidadosa, crítica e também indignada. O acesso aos dados (infográficos e gráficos) que explicitam as situações e práticas preconceituosas intensificaram a leitura e percepção mais acurada de um problema sobre os quais todos falam, mas nem sempre compreendem sua extensão e seriedade. Ao final das apresentações, os materiais foram compartilhados entre todos e partimos para a segunda etapa. Com os materiais, reflexões, partilhas e mais indignação, a proposta lançada era que preparassem “algo” para apresentar ao mundo” e o tema era: Somos contra o preconceito!! Se no primeiro momento a temática e o grupo foram assumidos a partir de sorteio, na segunda etapa eles poderiam escolher: a) o grupo com quem realizar (e poderiam integrar colegas da outra turma); b) o preconceito sobre o qual trariam a mensagem; e c) o formato de apresentação: jogos, vídeos, blogs, podcast, e até mesmo uma apresentação (ppt). E, esta etapa foi absolutamente encantadora! Os temas mais escolhidos foram racismo e preconceito contra as mulheres, mas tivemos grupos que trataram do preconceito contra deficientes e outros retomaram o preconceito de forma mais ampla. Sem dúvida, a parte mais emocionante deste percurso foi ver a criatividade das duas turmas: três trabalhos resultaram na criação de sites para tratar do preconceito contra as mulheres e sobre o machismo! As alunas selecionaram material muito interessante, alguns criados por elas e outros compartilhados de outros sites. Três grupos decidiram criar jogos direcionados para crianças de 9 a 10 anos: dominó e jogo de memória e a cada jogada um ‘tempo de conversa’, e outro grupo criou um Quiz com perguntas sobre “Você sabe o que é preconceito?”. Dois alunos criaram uma animação – estilo jogo virtual - tratando do racismo e problematizando a situação de um jovem negro que sai de carro para seu primeiro dia de trabalho e é parado por um policial. Um dos grupos utilizou Scratch para um diálogo entre duas personagens tratando do preconceito contra as mulheres. E outros optaram pela criação de apresentações em slides, sempre muito bem preparadas, com animações e vídeos que suscitavam percepções sutis e reflexões sobre gestos e vivências cotidianas nem sempre reconhecidas e, por isso, muitas vezes naturalizadas em nossa sociedade. Para encerrar esta segunda etapa, realizamos uma atividade individual nomeada de ‘reflexão síntese’ em que lhes foi solicitado que dissessem o que fariam se observassem uma situação ou gesto de preconceito e as respostas sempre apontaram para uma conversa franca com o agressor e o amparo à vítima... E, para selar o processo, para a terceira etapa, a proposta foi investigar e conhecer pessoas que também lutaram contra o preconceito aqui no Brasil e no mundo, no presente ou no passado... Pessoas que nos inspiram a lutar por um mundo mais justo. Sugerimos alguns nomes (Luther King, Mandela, bell hooks, Malala, entre outros) mas poderiam encontrar outras ‘pessoas inspiradoras’ e elas vieram: Emma Watson, Korey Wise, Rosa Parks, Nise da Silveira... vidas e ações apresentadas com sensibilidade e reflexão integradas ao percurso que coletivamente construímos. Deste trabalho individual, surgiu a proposta de criarem um “diálogo inspirador”: em dupla ou trio, imaginariam um encontro especial entre as pessoas inspiradoras (que cada integrante pesquisou) para conversarem sobre um problema de nossos dias... Ler os diálogos foi uma experiência muito interessante... e inspiradora! Todas as etapas foram realizadas online e foi muito gratificante perceber o envolvimento das alunas e alunos em cada passo, bem como reconhecer o amadurecimento reflexivo diante de situações nem sempre reconhecidas em sua raiz e seu caráter estruturante. Pudemos constatar que a temática e o processo (desde a problematização sobre o valor do respeito à diferença que nos caracteriza) se integraram à questões e inquietações que tocam os adolescentes neste tempo de descobertas, ressignificações, parcerias, conexões e desconexões que experimentam cotidianamente. Mas, sobretudo, oportunizou um tempo e espaço dedicados ao conhecimento, ao acesso à informações e dados, à reflexão compartilhada e crítica ao possibilitar a visão de pontos distintos sobre as relações sociais que geram preconceito e discriminação e que precisamos superar, eliminar, transformar.
Título do Evento
X FALA Outra ESCOLA
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Fala Outra Escola
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDIERI, Elisabete. “SOMOS CONTRA O PRECONCEITO”: CONHECER, REFLETIR, COMPARTILHAR.. In: Anais do Seminário Fala Outra Escola. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/375263-SOMOS-CONTRA-O-PRECONCEITO--CONHECER-REFLETIR-COMPARTILHAR. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

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