A Sociedade de Análise de Risco Latino-Americana - SRA-LA, juntamente ao Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) (https://www.ceped.pr.gov.br/), órgão da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado do Paraná (CEDEC) (https://www.defesacivil.pr.gov.br) e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (https://www.unespar.edu.br) e com o apoio da Associação Brasileira de Geologia e Engenharia e Ambiental (ABGE) (https://www.abge.org.br) promove o VI Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana - SRA-LA 2025. O evento acontece no Brasil entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba, e abordará temas como a redução de riscos de desastres e mudanças climáticas.
O Congresso da SRA-LA (https://sra-la.org/) concentra a discussão em temas de grande relevância para a sociedade e os profissionais da área, possibilitando que diversos setores: acadêmicos, científicos, privado e governamentais, ligados à redução de riscos de desastre e às mudanças climáticas, possam apresentar seus problemas e buscar soluções em diálogos e palestras sobre linhas de ação, desafios e práticas bem-sucedidas.
As edições anteriores do evento foram sediadas pelo Chile (2010), Colômbia (2012), Brasil (2016), México (2018) e Chile (2021). No ano de 2025, o VI Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino-americana – SRA-LA 2025 – será realizado na modalidade presencial no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná – FIEP – na cidade de Curitiba, no Brasil. A cerimônia de abertura oficial será na manhã do dia 20 às 9h, e a sessão de encerramento está prevista para o final da tarde do último dia, após a premiação dos autores dos melhores artigos apresentados.
O evento será um marco para a redução do risco de desastres - RRD no Brasil, com o tema “A ciência e a tecnologia para a gestão integrada de riscos de desastres e a adaptação às mudanças climáticas”. Com o propósito de colocar em discussão o desenvolvimento da ciência e da tecnologia para superar os riscos das mudanças climáticas e intensificação de desastres provocados, o evento abordará temas de relevância no contexto atual. Os nove eixos temáticos estão distribuídos entre: Mudanças climáticas; Riscos e Desastres Ambientais; Riscos e Desastres Tecnológicos; Gestão do Risco, Governança e Políticas Públicas na Redução de Risco de Desastres; Comunicação em Redução de Risco de Desastres; Educação, Participação Comunitária e Redes; Tecnologias e Inovação em RRD; Saúde e Ambiente e Gestão e Manejo de Animais em Desastres.
O Congresso permitirá a troca de informação entre os participantes sobre as produções e inovações mais relevantes aos países participantes. Também oferecerá uma plataforma de compartilhamento de conhecimento e experiências, por meio de apresentações de trabalhos técnicos e científicos, debates, minicursos, conferências e feira expositiva.
A SRA-LA (https://sra-la.org/) é uma organização pertencente à Society for Risk Analysis – SRA (www.sra.org), estabelecendo-se como uma sociedade científica multi e interdisciplinar, que une esforços com iniciativas públicas e privadas para contribuir na geração de conhecimento e soluções aos desastres naturais do continente latino-americano. A SRA-LA atua na análise de riscos, incluindo avaliação, gestão, percepção e comunicação em diferentes áreas de conhecimento.
O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR (www.ceped.pr.gov.br) é o órgão de assessoramento da Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná e integra a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil do estado (Lei Estadual nº18.519/2015). Uma das atribuições é a de encontrar novas formas para a captação de recursos para a pesquisa, inovação tecnológica, ensino e extensão, bem como apoiar as instituições interessadas em editais que desejem contar com o apoio do Centro para o fortalecimento da gestão integrada dos riscos de desastres. O CEPED/PR é também o órgão gestor da primeira rede temática brasileira, intitulada “Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos e desastres no Estado do Paraná” (REDESASTRE, Decreto nº 12.445/2014).
ABGE é uma entidade técnico-científica, com mais de 1000 associados, que agrega estudantes e profissionais da comunidade de Geologia, de Engenharia e Ambiental e tem como objetivo principal estimular o debate e a reflexão sobre temas que visam subsidiar decisões técnicas referentes às diferentes intervenções da sociedade no meio físico seja do ponto de vista da geologia, da engenharia ou ambiental. A Associação conta ainda com os Comitês Brasileiros de Cartografia Geotécnica e Geoambiental e de Risco Geológicos, sendo associada à International Association for Engineering Geology and Environment – IAEG.
Poderão ser submetidos trabalhos técnicos e científicos nas modalidades de Artigo completo ou de Resumo, seguindo as normas de cada uma. As apresentações de artigos completos acontecerão nas salas das sessões paralelas durante o congresso, já os resumos deverão ser apresentados durante as sessões de pôsteres do evento. Os trabalhos aceitos, das duas modalidades, serão publicados nos Anais do Congresso, já os melhores artigos selecionados serão convidados à publicação na Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ISSN 2237-4590). Haverá entrega de prêmios aos congressistas vencedores na sessão de encerramento do último dia de evento.
Contamos com sua presença, pois será uma valiosa oportunidade de networking, aprendizado e troca de experiências com profissionais e pesquisadores renomados na redução de riscos de desastres e mudanças climáticas, em nível nacional e internacional.
Confira a seguir informações do cronograma, os palestrantes, os eixos temáticos, regras de submissão de trabalhos e as comissões organizadora/científica: